Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cultura Inglesa 2016: com novo disco em vista, Kaiser Chiefs volta ao Brasil para encarar plateia de fãs

“O público da América do Sul vai ser o primeiro a ouvir algumas músicas novas”, diz o baixista da banda, Simon Rix

Lucas Brêda Publicado em 11/06/2016, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kaiser Chiefs no Lollapalooza  - Carolina Vianna
Kaiser Chiefs no Lollapalooza - Carolina Vianna

Momentaneamente focado na produção de um novo disco, o Kaiser Chiefs retorna ao Brasil esta semana, para tocar no encerramento da edição 2016 do festival Cultura Inglesa, no próximo domingo, 12, em São Paulo. Depois de se apresentar no Lollapalooza (2013) e abrir a excursão nacional do Foo Fighters (2015), a banda volta a São Paulo em condições um pouco diferentes.

“O que sentimos foi que o público tinha ido para ver o Foo Fighters”, diz o baixista, Simon Rix (foto abaixo), sobre a ocasião em que abriram para o grupo de Dave Grohl. “Quando voltamos para casa, a primeira coisa que pensamos foi: queremos voltar para a América do Sul”. Quando subir ao palco do Memorial da América Latina, o Kaiser Chiefs jogará em casa: por serem a grande atração do evento, os britânicos devem finalmente tocar para uma maioria de fãs na cidade.

LEIA TAMBÉM

Em 2015, o ex-Smiths Johnny Marr encerrou o Cultura Inglesa

Ricky Wilson entrou no The Voice para vender mais discos

[Lollapalooza 2013] Fôlego de Wilson foi arma de conquista no festival

O show único do grupo no Brasil será o segundo de uma série que se estende até agosto, marcando o retorno deles aos palcos, depois de finalizar a produção do sexto disco da carreira. “Está basicamente pronto”, conta Rix, que falou com a Rolling Stone Brasil no último mês de abril. “Falta fazer algumas mixagens, mas já gravamos as músicas.”

Para o baixista, o próximo trabalho do Kaiser Chiefs deixará a abordagem pop – ainda que com algumas partes “dançantes”, segundo ele – de lado, sendo o “álbum maluco”, com faixas mais “estranhas”, da banda. “Nós fizemos muitas jams. Ficamos tocando, tocando, tocando e gravamos tudo. Depois, nos juntamos para ir mais a fundo no material. Tem grandes canções que podem render grandes singles.”

Na última sexta, 10, a banda deu indicações de que o próximo álbum pode estar mais encaminhado do que aparentava. A página do Kaiser Chiefs no Facebook trocou a imagem principal para um simples quadrado azul, em postagem indicado o site do grupo, que, por sua vez, traz uma contagem regressiva encerrando na próxima terça, 14 (dois dias depois do show em São Paulo). O texto ainda traz a escritura “#Parachute”, que pode ser o nome do disco ou de um possível novo single, por exemplo.

O próximo disco do Kaiser Chiefs será o quinto da carreira dos ingleses, sucedendo Employment (2005), Yours Truly, Angry Mob (2007), Off with Their Heads (2008), The Future Is Medieval (2011) e Education, Education, Education & War (2014).

Ao refletir sobre a carreira de mais de dez anos com o Kaiser Chiefs, Rix comenta que fazer esse disco o fez se “sentir em uma nova banda” e avisa: “O público da América do Sul vai ser o primeiro a ouvir algumas músicas novas. Vão ser nossos primeiros shows [depois de terminar o álbum]. Com sorte, vocês vão amá-las e nós vamos ficar confiantes para lançá-las.”

Cultura Inglesa Festival

12 de junho (domingo)

Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, SP

Grátis

15h – Staff Only (banda de professores da Cultura Inglesa)

15h55 – Finger Hook (banda de alunos da Cultura Inglesa)

17h – Nação Zumbi (interpretando sucessos de artistas da British Invasion)

18h40 – Kaiser Chiefs