Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dave Grohl diz que Kurt Cobain era fã do Foo Fighters e revela demo inédita do grupo

Músico também divulgou a demo Alone + Easy Target

Redação Publicado em 01/12/2014, às 12h48 - Atualizado às 14h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Grohl posa para foto na divulgação de <i>Sonic Highways</i>, novo disco do Foo Fighters, em Nova York. - Victoria Will/AP
Dave Grohl posa para foto na divulgação de <i>Sonic Highways</i>, novo disco do Foo Fighters, em Nova York. - Victoria Will/AP

O novo episódio da série Sonic Highways, que carrega o mesmo nome do novo álbum do Foo Fighters e mostra o processo de produção do registro, foi gravado em Seattle e relembra a efervescente cena local na qual surgiu o Nirvana. No programa, Dave Grohl revelou que Kurt Cobain era fã do Foo Fighters e que o beijou no rosto quando ouviu a primeira demo do grupo.

Foo Fighters: um guia faixa a faixa de Sonic Highways.

"Ele estava tão entusiasmado", disse o líder da banda norte-americana ao relembrar o momento em que Cobain ouviu a demo Alone + Easy Target, de 1992, gravada três anos antes do álbum de estreia do Foo Fighters. "O Kurt ouviu aquilo e me beijou no rosto, porque estava no banho", contou Grohl. "Então, ele me disse: 'ouvi dizer que gravou algumas com o Barrett [Jones, produtor]' e eu respondi que sim. Ele me pediu: 'deixe-me ouvir'. Eu estava com muito medo por estar no mesmo lugar enquanto ele ouvia."

Ouça a demo Alone + Easy Target:

Galeria: os dez shows mais aguardados de 2015.

No episódio, Barrett Jones também fala sobre o processo de produção da demo. O produtor conta que Grohl já tinha escrito 40 músicas solo, entre elas está "Hooker on the Street", também divulgada na série. Vale lembrar que Dave Grohl gravou sozinho todas as vozes e instrumentos - com exceção de uma guitarra em X-Static feita por Greg Dulli do Afghan Whigs - de Foo Fighters (1995).

Ouça "Hooker on the Street":

Sobre o disco Sonic Highways

Gravado em oito estúdios lendários, cada um em uma cidade diferente dos Estados Unidos, Sonic Highways tem produção de Butch Vig e foi lançado juntamente à série homônima, transmitida nos Estados Unidos pela HBO, que mostra todo o processo de gravação do disco, contando também a história dos estúdios por onde o grupo passou. A série de TV Sonic Highways está sendo exibida no Brasil pelo canal BIS, desde o dia 30 de novembro, sempre às 20h30.

Veja as nove capas de Sonic Highways.

Recentemente, Dave Grohl comentou a sonoridade do álbum: “Você reconhece o Foo Fighters nesse disco, mas ainda assim se surpreenderá conosco. Estamos fazendo coisas que nunca fizemos antes”. Ele ainda acrescentou: “São apenas oito canções, mas acho que é o nosso álbum mais longo porque, enquanto eu escrevia essas músicas, eu tive que ter uma aproximação ao cinema. Como se eu não pudesse escrever um jingle de três minutos e meio para a [rádio] KROQ e depois filmá-lo para encerrar um episódio sobre a história da música de Nova Orleans, sabe?”.

Nirvana: os bastidores e detalhes da reunião.

Sobre a série na HBO, ele afirmou: “A gente foi lá, começou a gravar, e eu sai pela cidade filmando e entrevistando o máximo de pessoas que pude. Fiz mais de 100 entrevistas. Ao fim da semana, peguei todas as minhas anotações, coloquei-as no chão, sentei com uma caneta e meu diário e reduzi todas essas histórias s uma música. Eu retirei elementos das experiências, anedotas e o ambiente das pessoas – é como uma reportagem. É ‘bungee jumping’ musical”.

Tracklist de Sonic Highways, com as participações especiais:

1 - "Something from Nothing" (com Rick Nielsen na guitarra)

2 - "The Feast and the Famine"

3 - "Congregation" (com Zac Brown na guitarra e no backing vocal)

4 - "What Did I Do? / God As My Witness" (com Gary Clark, Jr. na guitarra)

5 - "Outside" (com Joe Walsh na guitarra)

6 - "In the Clear" (com a Preservation Hall Jazz Band)

7 - "Subterranean" (com Ben Gibbard na guitarra e voz)

8 - "I Am a River" (com Joan Jett na guitarra)

Shows no Brasil com abertura do Kaiser Chiefs

O Foo Fighters anunciou que estará de volta ao Brasil para shows em quatro cidades brasileiras no próximo mês de janeiro, com abertura do Kaiser Chiefs. A banda inglesa – que divulga o disco Education, Education, Education & War – volta ao Brasil após se apresentar no festival Lollapalooza 2013, na cidade de São Paulo.

Lembre como foi o terceiro dia do Lollapalooza 2013, com show do Kaiser Chiefs.

Em março deste ano, o Kaiser Chiefs lançou o quinto disco da carreira, Education, Education, Education & War, com 10 faixas. O álbum – gravado nos estúdios Maze, em Atlanta – teve produção de Ben H. Allen III (Gnarls Barkley, Animal Collective e Deerhunter). Education, Education, Education & War sucede The Future Is Medieval (2011), sendo o primeiro sem o baterista e compositor Nick Hodgson, que deixou a banda no ano passado, dando lugar a Vijay Mistry.