Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Bowie completa 69 anos e lança 25º disco da carreira, Blackstar

Relembre uma matéria de capa, uma discografia selecionada e comentada e uma entrevista recuperada dos anos 1980 com o artista

Redação Publicado em 08/01/2016, às 11h41 - Atualizado às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie em cena do clipe de "Blackstar" - Reprodução/Vídeo
David Bowie em cena do clipe de "Blackstar" - Reprodução/Vídeo

Esta sexta-feira, 8, marca não apenas a chegada do 69º ano da vida de David Bowie. O músico, que permaneceu longe dos holofotes – sem lançar um disco de estúdio por quase uma década – até 2013, chega ao 25º álbum da carreira, o ousado Blackstar, lançado exatamente no dia de seu aniversário.

"Blackstar" está entre os álbuns mais aguardados de 2016; veja a lista

Bowie lançou o “tradicional” The Next Day há dois anos, marcando a volta dele aos estúdios. Entretanto, em Blackstar, ele estava determinado a fazer algo muito diferente. “Ouvimos muito Kendrick Lamar”, disse o produtor de longa data do músico Tony Visconti, em matéria publicada na Rolling Stone Brasil deste mês de janeiro.

“Acabamos não fazendo nada parecido, mas amamos o fato de Kendrick ter sido tão aberto e não ter feito um disco estritamente de hip-hop”, acrescentou Viconti. “Ele jogou de tudo ali, e isso era exatamente o que queríamos fazer. De muitas, muitas formas, o objetivo era evitar o rock”. Leia aqui a íntegra da reportagem sobre a feitura de Blackstar.

Reencontros, jazz e Kendrick Lamar: veja detalhes do ousado novo disco de Bowie.

No aniversário de Bowie, contudo, veja também outros textos sobre o artista: neste link, lembre como Bowie saiu da aposentadoria e anunciou o retorno ao mundo da música, em matéria de capa publicada em janeiro de 2013 na RS Brasil; veja uma discografia selecionada e comentada da vasta obra do músico; uma entrevista dada por Bowie nos anos 1980, quando ele passava pela fase mais dançante da carreira; além de uma pensata sobre a volta de Bowie e outros roqueiros clássicos à atividade.