Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Bowie imita Bruce Springsteen, Iggy Pop e Lou Reed em áudio de 1985

Cantor britânico, morto este mês aos 69 anos, cantou como os amigos em sessão de estúdio para gravação do single “Absolute Beginners”

Rolling Stone EUA Publicado em 21/01/2016, às 12h25 - Atualizado às 12h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rua Thin White Duke  - Reprodução
Rua Thin White Duke - Reprodução

David Bowie fez imitações de nomes como Bruce Springsteen, Iggy Pop, Lou Reed e Tom Waits, entre outros, durante uma sessão de estúdio para gravação do single “Absolute Beginners”, de 1986. Para cada versão, ele canta uma versão alterada da letra da música, de várias maneiras.

Relembre a carreira de David Bowie em fotos marcantes.

O engenheiro de som da sessão, Mark Saunders, capturou o momento, e a gravação eventualmente foi parar com Zach Staggers – baterista da banda de indie rock de Nova York So So Glos – por meio do pai dele. Staggers foi até Saunders e revisitou o áudio depois que a notícia da morte de David Bowie se espalhou.

Bowie não introduz nenhuma das imitações, mas há muito que se ouvir no áudio publicado no YouTube pelo Talkhouse. Há uma performance que se encaixa com Bruce Springsteen, o rosnado de Tom Waits, a recitação direta de Lou Reed (“É bem difícil, Lou”, diz Bowie) e cantar oscilante de Iggy Pop. “Difícil, ele está em algum lugar no meio de todos eles”, disse Bowie sobre Pop.

“Nunca conheci uma pessoa tão brilhante”, disse Iggy Pop sobre Bowie.

Em um longo texto detalhando toda a sessão, incluindo uma aparição surpresa de Mick Jagger para a cover de “Dancing in the Street”, Saunders lembra de ficado impressionado com as imitações de Bowie. “As imitações presentes nesta postagem do YouTube foram gravadas... quando Bowie veio fazer os vocais principais”, escreveu ele.

“Ao fim da sessão, ele começou a imitar e percebi que isso poderia ser apagado em algum momento, então eu rapidamente coloquei uma fita cassete e apertei o ‘rec’”, seguiu Saunders no texto. “Gostaria que pudéssemos ouvir o outro lado do diálogo entre Bowie e [os produtores] Clive [Langer] e Alan [Winstanley], mas infelizmente aquilo não estava sendo gravado.”

Bowie planejou álbum pós-Blackstar e “pensou que tinha mais alguns meses”.

Ouça as imitações de Bowie abaixo.