Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Byrne, ex-Talking Heads, divulga “Everybody's Coming to My House”, primeiro single do álbum solo American Utopia

A faixa foi escrita por ele e pelo colaborador de longa data Brian Eno; veja a capa, a tracklist e o clipe do primeiro single

Rolling Stone EUA Publicado em 09/01/2018, às 12h58 - Atualizado às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Byrne canta com o Arcade Fire no relançamento de <i>The Suburbs</i> - AP
David Byrne canta com o Arcade Fire no relançamento de <i>The Suburbs</i> - AP

O músico escocês David Byrne anunciou seu novo álbum, intitulado American Utopia. É o primeiro projeto solo do cantor em 14 anos. Aproveitando o anúncio, Byrne publicou em seu canal do YouTube, na última segunda feira, 8, o clipe em animação do primeiro single do álbum, "Everybody's Coming to My House". A faixa, escrita por ele e pelo colaborador de longa data Brian Eno, também conta com contribuições de Sampha, TTY e Isaiah Barr, do Onyx Collective. A faixa percorre um groove polirrítmico, característica já solidificada nas produções de Byrne, assim como a performance vocal e entoação inimitáveis dele.

O nome do álbum, que pode ser traduzido como "utopia americana", não necessariamente reflete as ideias presentes nas faixas. Sobre o disco, Byrne explica que “essas músicas não descrevem um lugar imaginário ou possivelmente impossível, mas buscam retratar o mundo em que vivemos agora. Acredito que muitos de nós não estamos satisfeitos com esse mundo que fizemos para nós mesmos. Olhamos ao redor e nos perguntamos: precisa ser assim? Tem algum outro jeito? Essas músicas são sobre esse ato de olhar e sobre esse questionamento”.

American Utopia, gravado em estúdios em Nova York e em Londres, sai em 9 de março pela gravadora Nonesuch Records, e é o primeiro álbum solo do músico desde Grown Backwards, lançado em 2004. Durante esse período, o ex-Talking Heads colaborou com artistas como o amigo Brian Eno, a cantora St. Vincent e Fatboy Slim.

“Essas músicas são sinceras, o título não é irônico. O título não se refere a uma utopia específica, mas sim aos nossos anseios, frustrações, aspirações, medos e esperanças referentes ao que pode ser possível, o que mais pode ser possível. Sinto que essas canções tocam na insatisfação e no desejo”, diz Byrne sobre a proposta do projeto. Para promover o álbum, o cantor fará um turnê que, segundo ele, contará com “o show mais ambicioso que já fiz desde as apresentações gravadas para [o filme] Stop Making Sense”.

O disco, que estampa uma pintura do já falecido artista norte-americano Purvis Young na capa, já está disponível em pré-venda. Fãs que comprarem através do site da Nonesuch receberão uma cópia exclusiva da folha em que foi escrita à mão a letra de "Everybody's Coming to My House" e o download instantâneo da faixa.

Veja abaixo a tracklist do álbum e o clipe do single.

1 - "American Utopia"

2 - "I Dance Like This"

3 - "Gasoline And Dirty Sheets"

4 - "Every Day Is A Miracle"

5 - "Dog’s Mind"

6 - "This Is That"

7 - "It’s Not Dark Up Here"

8 - "Bullet"

9 - "Doing The Right Thing"

10 - "Everybody’s Coming To My House"

11 - "Here"