David Gilmour planeja disco e turnê solo para 2015

Guitarrista diz que The Endless River será o último álbum do Pink Floyd

Redação Publicado em 29/10/2014, às 10h07 - Atualizado às 10h28

David Gilmour se apresenta na Itália, em 2006, na turnê do último disco solo dele, <i>On the Island</i>

Ver Galeria
(8 imagens)

David Gilmour está prestes a lançar The Endless River, com o Pink Floydmas isso não quer dizer que o guitarrista já não planeje um novo álbum solo. Em entrevista à Rolling Stone EUA, ele falou que o fato de estar prestes a lançar o primeiro disco das banda em 20 anos, o projeto solo dele está prestes a ficar pronto.

Dez aguardados discos internacionais que serão lançados ainda em 2014.

“Está indo muito bem”, disse o guitarrista. “Tenho alguns rascunhos que ainda não estão finalizados e alguns deles precisarão ser iniciados. Precisarei de alguns meses de trabalho, mas estou espero que saia no próximo ano e que eu faça uma turnê de um velho, não uma coisa de 200 apresentações.”

Roger Waters: 10 clássicos da carreira solo e do Pink Floyd.

Guitarrista do Pink Floyd – e líder desde a saída do baixista Roger Waters, no fim da década de 1980 –, Gilmour não tem uma extensa carreira fora da banda. Como artista solo, ele lançou apenas três álbuns, David Gilmour (1978), About Face (1984) e, mais recentemente, On an Island (2006).

“É uma pena, mas é o fim”

The Endless River, o primeiro disco do Pink Floyd desde The Division Bell (1994), será também o último da banda, como confirma Gilmour. “Creio que comandamos com sucesso o melhor que há. Suspeito isso”, diz Gilmour sobre o futuro do Pink Floyd. Em entrevista à BBC 6 Music, Gilmour acrescenta: “É uma pena, mas é o fim”. The Endless River chega às lojas em 10 de novembro.

The Endless River é um fluxo contínuo de música que cresce gradualmente por quatro partes separadas durante 55 minutos”, diz o guitarrista. “Há, de certa forma, uma continuação do álbum Division Bell, sendo a última frase de Division Bell ‘the endless river’ – ‘the endless river forever and ever’ no fim da canção ‘High Hopes’”. Para o lançamento, Gilmour e o baterista Nick Mason revisitaram e retrabalharam no que sobrou das sessões de estúdio de Division Bell como forma de homenagear o tecladista Rick Wright, que morreu em 2008.

Veja dez grandes capas de discos criadas por Storm Thorgerson; como Dark Side of The Moon.

“O único conceito é o conceito de eu, Rick e Nick estarmos tocando juntos da maneira que fizemos no passado, mas esquecemos que fizemos, e foi instantaneamente familiar”, diz Gilmour. Mason acrescenta: “Acho que Rick ficaria animado. Penso que este disco é uma boa maneira de reconhecer a dimensão do que ele fez. O elemento mais significativo foi, sinceramente, ouvir o que Rick fez, porque, ter perdido Rick, lembrou-nos do quão especial ele era como músico”.

O guia definitivo da Rolling Stone Brasil para a história, a obra e as loucuras da banda mais ambiciosa do rock and roll, o Pink Floyd.

The Endless River ainda traz contribuições do físico Stephen Hawking, cuja “voz” aparece na faixa “Talkin’ Hawkin’” duas décadas depois de ele ter falado em “Keep Talkin’”, de Division Bell, além das composições de Anthony Moore e Samson. O quarteto de cordas Escala também aparece em “Louder Than Words”. Phil Manzanera, guitarrista do Roxy Music, ajudou a produzir o álbum.

Assista ao vídeo abaixo.

Ouça abaixo os teasers com prévias de músicas de The Endless River já divulgados pela banda.

Tracklist de The Endless River:

Lado 1

1 – “Things Left Unsaid”

2 – “It’s What We Do”

3 – “Ebb and Flow”

Lado 2

1 – “Sum”

2 – “Skins”

3 – “Unsung”

4 – “Anisina”

Lado 3

1 – “The Lost Art of Conversation”

2 – “On Noodle Street”

3 – “Night Light”

4 – “Allons-y (1)”

5 – “Autumn’68”

6 – “Allons-y (2)”

7 – “Talkin’ Hawkin'”

Lado 4

1 – “Calling”

2 – “Eyes To Pearls”

3 – “Surfacing”

4 – “Louder Than Words”