Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Depois de uma década sem lançar disco de inéditas, Black Alien prepara duplo retorno em 2014

"Fico muito bitolado em superar o primeiro disco, mas tenho que relaxar", afirma o músico

Marcos Lauro Publicado em 28/01/2014, às 12h47 - Atualizado às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
PACIENTE
Neste ano, Black Alien quer recuperar o tempo perdido

 - HUDSON RODRIGUES
PACIENTE Neste ano, Black Alien quer recuperar o tempo perdido - HUDSON RODRIGUES

Já faz quase dez anos que Babylon by Gus – Vol. I – O Ano do Macaco, primeiro trabalho de Gustavo Black Alien, foi lançado. Desde então, o ex-integrante do Planet Hemp não conseguiu mais compor e gravar um álbum completo. “Nesse tempo todo, eu trabalhei com diversos outros MCs, fiz cinema, fiz samba... mas eu não tinha nada pra dizer. Agora, tenho!”, afirma o Mister Niterói, como também é conhecido. Para dar vazão a esta década de palavras armazenadas, o rapper de 41 anos prepara o lançamento de dois discos para este ano: a continuação do debute solo e um EP de reggae com diversas participações.

Babylon by Gus – Vol. II – No Princípio Era o Verbo está previsto para abril e é mais do que um complemento ao lançamento de 2004. “O primeiro disco e a expectativa que ele criou me dão uma responsabilidade muito grande. Ali éramos eu e [o produtor Alexandre] Basa, uma coisa meio Paul e John. Agora ele é o produtor artístico e vai mexer nas bases que outros caras mandaram, como Projeto Nave e Papatinho [do ConeCrew Diretoria]”, revela Black Alien, que já tem oito letras prontas. “Fico muito bitolado em superar o primeiro disco, mas tenho que relaxar. Por isso vamos gravar numa casinha no litoral norte de São Paulo, longe da Babilônia, e num lugar secreto. Ninguém vai saber onde é.”

Houve tentativas de gravar anteriormente, mas algum percalço sempre parava o processo. Em uma delas, na semana em que o rapper SpeedyFreaks, parceiro de Black Alien, morreu assassinado, em 2010, o trabalho foi interrompido por motivos sobrenaturais: Alien e Basa sentiram que a casa onde trabalhavam era “malassombrada”, e por isso não deram continuidade ao disco. “Levamos padre e pai de santo, mas não teve jeito”, afirma, garantindo que a casa onde o Vol. II será gravado está livre desse tipo de problema.

Black Alien sempre teve uma vocação autodestrutiva – e escapou de momentos críticos graças a amigos dispostos a ajudá-lo a voltar à música. “Eu estava em casa tendo um princípio de overdose e [o ator e rapper] André Ramiro chegou para me salvar”, relembra. “Depois, ele me deu de presente uma Bíblia protestante. Aquele livro me ajudou muito.” O subtítulo do novo disco saiu do primeiro versículo do livro de João, no Novo Testamento, da Bíblia. “Meu problema com as drogas é público e eu posso ajudar nessa questão, posso dar meu exemplo de superação e força de vontade. Eu já tentei me matar, já enchi o carrinho do supermercado de álcool e fui beber tudo, estilo Nicolas Cage [no filme Despedida em Las Vegas]”, ele relembra. “Mas sempre fui pra reabilitação por livre e espontânea vontade. Não quero mais ser Nicolas Cage.”

O outro disco que Black Alien prepara atualmente está planejado para sair no segundo semestre de 2014: chamado Palavras do Terceiro Mundo, o EP de reggae deverá ter convidados. “Tenho falado com a M.I.A., Seu Jorge e Manu Chão, e eles vão participar”, promete. “A Marisa Monte se convidou, mas eu tenho que preparar uma base que tenha a ver com ela, se não eu nem apresento. É muita responsabilidade!”

O texto acima foi publicado na edição 88 da Rolling Stone Brasil.