Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Diretor se desculpa por escalar Emma Stone como personagem de origem asiática no filme Sob o Mesmo Céu

Cameron Crowe afirma: “Se a caracterização dela causou consternação e controvérsia, eu devo ser culpado”

Redação Publicado em 03/06/2015, às 15h31 - Atualizado às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emma Stone no filme <i>Sob O Mesmo Céu</i>, de Cameron Crowe - Reprodução
Emma Stone no filme <i>Sob O Mesmo Céu</i>, de Cameron Crowe - Reprodução

O filme Sob o Mesmo Céu – em inglês, Aloha –, do cineasta Cameron Crowe, foi recentemente criticado por trazer uma atriz norte-americana (Emma Stone) interpretando uma personagem de origem asiática.

Os melhores filmes dos anos 2010 (até agora).

Na última terça, 2, o diretor publicou uma carta aberta, em seu site oficial, pedindo desculpas pela escolha da atriz para o papel. “Muito obrigado pelos comentários acalorados acerca da escolha da maravilhosa Emma Stone para o papel de Allison Ng”, escreveu.

“Tenho ouvido suas palavras e despontamento. Ofereço minhas sinceras desculpas a todos que acharam que essa foi uma escolha estranha ou mal-orientada de elenco”, acrescentou Crowe, dizendo que a personagem foi feita com base em uma pessoa real, uma ruiva do Havaí – local onde se passa o longa.

Allison Ng é uma das personagens principais de Sob o Mesmo Céu, sendo filha de um pai de ascendência chinesa na trama. “Em 2007, Allison Ng foi escrita para ser uma pessoa ¼ havaiana extremamente orgulhosa que era frustrada por, graças a aspectos aparentes, não parecer nada com uma havaiana”, argumentou o diretor.

Galeria: os 25 melhores filmes da década de 1980.

Ainda que reconheça as críticas sobre o filme, Crowe defendeu a atriz Emma Stone, dizendo que ela fez “incansáveis pesquisas” e afirmou: “Se a caracterização dela causou consternação e controvérsia, eu devo ser culpado.”

“Entretanto, sou orgulhoso porque, neste mesmo filme, empregamos muitos asiáticos-norte-americanos, nativos do Havaí e das ilhas do Pacífico, tanto atrás quanto na frente das câmeras”, ponderou o diretor de Quase Famosos e Vanilla Sky.

Galeria: 15 filmes românticos que valem a pena.

Com estreia marcada para 18 de junho no Brasil, Sob o Mesmo Céu traz Bradley Cooper como protagonista, dando vida ao par romântico de Emma.

Crowe ainda concluiu, em sua carta: “Fico feliz pelo diálogo. E pelas muitas vezes, aprendi algo muito importante. Muitos de nós está faminto por histórias com maior diversidade racial, mais verdade na representação, e estou ansioso para ajudar a contar essas histórias no futuro”.