Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco Thriller, de Michael Jackson, completa 30 anos

Álbum marcou uma época e vendeu mais de 110 milhões de cópias ao redor do mundo

Redação Publicado em 30/11/2012, às 10h44 - Atualizado às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clipe de "Thriller" vai virar filme dirigido por Kenny Ortega - Reprodução
Clipe de "Thriller" vai virar filme dirigido por Kenny Ortega - Reprodução

E lá se foram três décadas. Mas, como desafio, é só colocar Thriller para tocar de novo e ver se o disco está datado. Esta é a mágica de Michael Jackson, lançada no distante dia 30 de novembro de 1982.

Quando Michael se tornou Michael: no final dos anos 70, o príncipe do pop era um ícone adolescente prestes a desaparecer. Mas foi aí que ele descobriu como fazer o mundo dançar.

Não foi só com as músicas que Michael reinventou o mundo pop, colocou sua coroa e subiu no pedestal de ídolo máximo da música mundial. Foi justamente com Thriller que o músico decidiu investir nos videoclipes e criou uma tendência – empurrado pelas forças dos vídeos de “Billie Jean”, “Thriller” e “Beat It”, o disco chegou ao embasbacante número de 110 milhões de cópias vendidas.

Thriller, sexto disco de Jackson, teve a produção do midas Quincy Jones e foi gravado na Califórnia. Juntos, eles reuniram um repertório de 60 músicas e foram lapidando o material bruto aos poucos, até sobrar o que acabou entrando no disco.

Difícil, atualmente, imaginar a segregação racial nas rádios norte-americanas naquele início dos anos 80. Thriller foi capaz de romper essa membrana do preconceito e chegou às rádios consideradas para o público “branco”. O álbum extremamente pop e dançante distanciou-se um tanto das raízes do R&B e da black music que impulsionou a carreira de Michael. Isso, de alguma forma, gerou alguns narizes torcidos por parte dos fãs mais tradicionais.

Comemorações por parte da gravadora, a Epic, já aconteceram em fevereiro de 2008, com o lançamento do Thriller 25th, um disco com as faixas obviamente remasterizadas e mais remixes de artistas do R&B atual – que não teriam espaço se Michael e seu moonwalk não tivessem tomado o mundo de assalto –, como Kanye West, Fergie, Akon e Will.i.am.

Por sua vez, chega ao Brasil o musical Thriller Live, com estreia prevista para 2013. Até o mês passado, eram selecionados os quatro garotos que viveriam Michael no palco. Veja fotos das audições.