Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Documentário Jason Becker: Not Dead Yet conta história interrompida de promessa da guitarra

Grande guitarrista no início dos anos 90, Becker foi diagnosticado com doença degenerativa quando começava a fazer sucesso; filme será exibido nesta sexta, 10, no festival In-Edit

Daniel Mangione Publicado em 09/05/2013, às 19h17 - Atualizado às 19h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jason Becker - Reprodução/Site oficial
Jason Becker - Reprodução/Site oficial

O documentário Jason Becker: Not Dead Yet, que será exibido nesta sexta, 10, dentro do festival In-Edit, conta uma trajetória curiosa, fatídica e pouco conhecida: a do guitarrista Jason Becker, que se tornou uma das maiores promessas do instrumento há duas décadas.

Becker foi guitarrista revelação em 1990, segundo a revista especializada Guitar Magazine, e chegou a substituir Steve Vai no disco A Little Ain't Enough, trabalho solo de David Lee Roth. Tinha tudo para ser um músico extremamente respeitado e, principalmente, reconhecido.

Ele começou cedo a tocar guitarra e, ao lado de Marty Friedman (que mais tarde tocou no Megadeth), começou a traçar seu próprio caminho com o projeto Cacophony no final dos anos 80. Logo depois de substituir Vai no disco de Roth, Becker estava prestes a receber o devido crédito pelo seu talento – mas uma rara doença o obrigou a readaptar os planos de carreira.

No mesmo ano que gravou A Little Ain't Enough, Jason Becker foi diagnosticado com a Doença de Lou Gehrig, também conhecida como ALS — esclerose lateral amiotrófica. Uma doença degenerativa e incapacitante, ainda sem cura, que fez com que ele fosse gradativamente perdendo seus movimentos.

Depois do diagnóstico, médicos disseram que o guitarrista teria apenas mais 5 anos de vida, mas, 22 anos depois, Becker supera expectativas. Se comunicando apenas por meio dos movimentos de seu globo ocular, ele ainda compõe músicas com ajuda de um programa de computador.

Jason Becker: Not Dead Yet é um registro digno que ajuda a fazer com que as pessoas conheçam o talentoso músico que Becker sempre foi.

Assista ao trailer abaixo:

Jason Becker: Not Dead Yet - In-Edit Brasil

Sexta feira, 10 de maio de 2013

15h

Cine Olido – Avenida São João, 473

Tel. (11) 3331 8399

www.galeriaolido.sp.gov.br