Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

É você, Rob Halford? YMCA ganha versão heavy metal

Músico transformou o "hino gay" da era disco em música pesada

Redação Publicado em 11/06/2019, às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Village People, donos do hit "Y.M.C.A." (Foto: Aaron Cobbet / Divulgação)
Village People, donos do hit "Y.M.C.A." (Foto: Aaron Cobbet / Divulgação)

Andy Rehfeldt é um músico que tem como passatempo transformar algumas músicas clássicas em outros estilos, principalmente heavy metal. Aproveitando junho e o mês do Orgulho LGBTQ+, sua nova mixagem é uma versão metal de “Y.M.C.A.”, hit do Village People conhecido como “hino gay” e sucesso na era das discotecas.

A versão "discometal" da música aproveitou as imagens do vídeo original, e a oposição da guitarra pesada com as fantasias usadas pelo Village People (índio, policial, operário, cowboy e outras) causa um contraste divertido e diferente.

Nos comentários, um dos perfis brincou com a junção da pauta LGBTQ+ e o heavy metal. “O Judas Priest”, escreveu, fazendo alusão a Rob Halford, o vocalista da banda de metal que revelou ser gay em 1998.

+++ Judas Priest: Rob Halford diz que nenhum homem hétero daria conta de seu trabalho

A “Y.M.C.A.” original, de 1978, fala sobre a Young Men’s Christian Association (Associação Cristã de Jovens Homens) e seus alojamentos de caridade. A associação oferece desde 1880 quartos baratos para pessoas de baixa renda, inicialmente trabalhadores do campo que iam para a cidade. Com a urbanização, quem alugava quartos no lugar eram majoritariamente pessoas pobres e veteranos de guerra. Nos anos 1970, a estimativa era que metade dos ocupantes dos Y.M.C.A. eram gays.

Porém, o Village People garantiu que o objetivo da música e seus versos “é divertido ficar no Y.M.C.A. / eles têm tudo que um homem jovem pode aproveitar / você pode passar um tempo com os os garotos” não eram, inicialmente, sobre a comunidade gay dos alojamentos, e sim sobre as atividades - como basquete e natação - que havia nas unidades.

Ouça a versão metal de “Y.M.C.A”:

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos