Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Edgard Scandurra diz que Ira! deve lançar disco com inéditas ainda este ano

“Temos algumas coisas compostas e algumas ideias”, comentou o guitarrista da banda, cujo último álbum de estúdio foi Invisível DJ, de 2007

Lucas Brêda, de Ribeirão Preto Publicado em 23/06/2016, às 14h02 - Atualizado às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O retorno do Ira! abriu as atividades do palco Júlio Prestes na Virada Cultural 2014 - Fabricio Vianna
O retorno do Ira! abriu as atividades do palco Júlio Prestes na Virada Cultural 2014 - Fabricio Vianna

Depois de sete anos separados, o vocalista Nasi e o guitarrista e vocalista Edgard Scandurra voltaram a se encontrar em um palco expressivo na Virada Cultural de 2014, em São Paulo, marcando o retorno do Ira! para o grande público. Desde então, eles tocaram em festivais como o Rock in Rio e, no último fim de semana, o João Rock, em Ribeirão Preto (SP).

Atualmente em turnê acústica, o Ira! não lançou, desde o retorno definitivo, há dois anos, novos discos ou músicas. O último material inédito divulgado pela banda, aliás, foi Invisível DJ, de 2007. Segundo Scandurra, entretanto, o intervalo improdutivo deve chegar ao fim ainda este ano.

LEIA TAMBÉM

Saiba como foi o João Rock 2016

Ouça a nova versão acústica e minimalista de "Tolices"

[Resenha] Tape e Scandurra – Est (2016)

“Acho que sim”, disse o guitarrista sobre o lançamento de um álbum com faixas inéditas da banda ainda em 2016. “Acho vai sair no segundo semestre. Temos algumas coisas compostas e umas ideias, como recuperar algumas coisas do nosso repertório – muitas músicas que passaram batidas.”

A vontade da dupla que encabeça a atual formação do Ira! é dar nova cara a algumas músicas antigas, já lançadas, e juntá-las às faixas inéditas que eles compuseram. “Canções que as pessoas mal conhecem, né?”, continua Scandurra. “Nossa ideia é fazer umas novas releituras e [colocar] músicas inéditas também.”

Questionado pela reportagem da Rolling Stone Brasil – a quem o guitarrista deu entrevista, nos camarins do festival João Rock – se o novo lançamento seria um registro de show ou um álbum de estúdio, ele respondeu: “Estamos pensando em fazer meio ao vivo, mas em estúdio. Fazer a nossa gravação toda, mas sendo o mais [fiel ao espírito do] ao vivo o possível.”

Na conversa, Scandurra também falou do mais recente lançamento dele, o disco Est (2016), em parceria com a cantora Silvia Tape (sob a alcunha Tape e Scandurra). “Achei o álbum maravilhoso”, assumiu ele, transparecendo orgulho. “Foi um dos melhores trabalhos dos quais eu já participei.”

O guitarrista já apresentou o show do projeto em poucas ocasiões, como no Sesc Belenzinho, no Z Carniceria e na série de apresentações gratuitas que aconteceu no Largo da Batata sob o nome Música Pela Democracia, todas em São Paulo, este ano. Ele, contudo, comentou que mais shows virão junto ao lançamento do álbum em vinil.

“Estamos em uma crise muito pesada e ela atinge as bandas que estão começando”, explicou Scandurra sobre os poucos shows de Est. “O Ira! é privilegiado de já ter um mercado que, com ou sem crise, procura os nossos shows. Mas eu, como músico independente no Est, vivo um momento difícil de fazer shows e vender. Assim que sair em vinil e fita cassete, vamos fazer [apresentações] de lançamento.”