Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em noite chuvosa, Black Sabbath se despede do Brasil

Banda do ícone Ozzy Osbourne se apresentou na noite do último domingo, 4, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, com a última turnê da carreira

Paulo Cavalcanti Publicado em 05/12/2016, às 13h35 - Atualizado às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Black Sabbath na apresentação do último domingo, 4, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, com a última turnê da carreira - Gustavo Vara
Black Sabbath na apresentação do último domingo, 4, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, com a última turnê da carreira - Gustavo Vara

Parece que desta vez não vai ter volta mesmo. Então, esta foi a chance derradeira para os fãs aproveitarem a presença do Black Sabbath. Os patronos do heavy metal, que desembarcaram no Brasil para a turnê The End, já haviam passado por Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro e chegaram à capital paulista para o show final, que aconteceu na noite do último domingo, 4, no Estádio do Morumbi. E os músicos ingleses destilaram o mesmo repertório e a mesma postura de palco de toda a turnê.

Mas os membros originais Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e os músicos convidados Adam Wakeman (teclado) e Tommy Clufetos (bateria), que também tocam com o cantor do Sabbath, compensam a previsibilidade e absolutamente nenhum desvio de rota com os power chords e riffs mais malévolos e influentes de todos os tempos. Nesta viagem final do Sabbath ao cemitério, não há baladas, lados B, nem nada contemplativo. Sequer as músicas novas: até “God is Dead?”, do recente 13 (2013) foi limada. O set list da excursão só tem hits e pau puro do começo ao fim. Então, que ninguém reclame.

LEIA TAMBÉM

[Entrevista] Black Sabbath se despede dos palcos com série de shows que veio ao Brasil[Fashion] Black Sabbath ganha coleção de roupas pela marca Supreme

[Lista] As dez melhores raridades do Sabbath com Osbourne

Em sua carreira solo, Ozzy Osbourne toca inúmeros hits do Sabbath e é cercado sempre por ótimos músicos. Mas quando ele está ao lado de Iommi e Butler, tudo fica diferente. No caso do Sabbath, não se trata de química, mas sim, de magia negra. E assim foi também em São Paulo. Uma chuva fina não parava de cair, o que acelerou a atmosfera sombria. A apresentação iniciou pontualmente às 20h30. Osbourne, em off, soltou uma gargalhada. “Estão prontos, porra?”, emendou. E o telão exibiu uma vinheta feita em computação gráfica mostrando uma cidade sendo destruída por um demônio gigantesco.

Sinos fúnebres ressoaram pelo estádio e a banda entrou com “Black Sabbath”, canção do primeiro álbum de banda, autointitulado, lançado em 1970; esta declaração de princípios, talvez a canção mais perversa já escrita, já sacudiu o estádio. O espírito satânico seguiu quando tocaram a sempre provocativa “Fairies Wear Boots”, de Paranoid (1970).

“After Forever” e “Into the Void”, ambas de Master of Reality (1971), preencheram o Morumbi com um som vasto e perturbador. “Essa aqui é sobre um treco que me fodeu”, disse Osbourne antes de tocarem “Snowblind”, a visão da banda sobre cocaína, faixa presente em Vol, 4. E, neste momento, a chuva ficou realmente intensa no local.

A ode antiguerra “War Pigs”, com suas paradas e recomeços, é um das grandes canções para se cantar junto e os quase 70 mil fãs presentes capricharam na parte “Now in darkness world stops turning/ ashes where the bodies burning”. “Behind The Wall of Sleep” e “N.I.B.”, ambas da monumental estreia Black Sabbath, trouxeram um incômodo sentimento de nostalgia pelo inicio dos anos 1970, tempos de terrorismo, crise do petróleo e de um clima de fim do mundo do qual não nos recuperamos até hoje.

A breve instrumental “Rat Salad”, de Paranoid, marca o momento em que Tommy Clufetos, que hoje assume as baquetas que antes eram de Bill Ward, mostra toda sua pirotecnia. Ao fundo, o telão instalado no palco do Morumbi, mostrou brevemente o Sabbath no esplendor de sua cafonice satânica dos anos 1970, com os músicos ostentando costeletas, calças boca de sino e cara de mau. Mas o longo solo do baterista ofereceu uma chance para o resto da banda também recuperar um pouco do fôlego.

A banda, na sequência, já entrou com tudo, ao som dos acordes de “Iron Man”, um dos mais identificáveis de toda a história do rock, ressonando pelo estádio. É claro, a casa veio abaixo com a execução deste grande hit de 1970. “Dirty Women”, de Technical Ecstasy (1976), foi mais um veículo para Iommi deitar e rolar e deixar os aspirantes a guitarrista na plateia mortos de inveja.

“Children of The Grave”, de Master of Reality, sempre é uma boa escolha para encerrar o show. Mas, é claro, ainda faltava algo. O bis, naturalmente, veio com a sempre poderosa “Paranoid”. Ozzy Osbourne se embananou com a letra, mas estava valendo – o público cantou junto e nem notou. Por volta das 22h15, o Sabbath encerrou a apresentação.

Aos 67 anos, Osbourne segue como um frontman único na história do rock, para o bem ou para o mal – desajeitado, nem sempre cantando no tom ou no tempo, mas com um jeito notável de unir os pontos convergentes do Sabbath. Desta vez, ele também se mostrou mais alerta e espontâneo, improvisando e saindo um pouco do roteiro. Até pediu desculpas pela chuva forte. Mas claro, ele lê boa parte das letras, o que foi necessário em músicas discursivas como “After Forever” e “Into The Void”.

Tony Iommi, sempre cool e elegante, vestido de negro e com a indefectível cruz pendurada no peito, dá dignidade à missa sinistra da banda. O sólido baixista Geezer Butler oferece uma sutileza jazzística à música pesada da banda – a atuação dele em “M.I.B.” é de cair o queixo. Depois de quase duas horas depois de danações, distopia e demônios, o Black Sabbath se despediu definitivamente do solo brasileiro. Todo mundo saiu molhado até o fundo da alma, mas foi mesmo memorável. Quem viu, viu.