Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eminem diz que “às vezes, dá vergonha de ser branco” no single “Untouchable”

Rapper norte-americano mostra a capa do disco Revival e fala sobre o privilégio branco e a discriminação racial na nova faixa

Rolling Stone EUA Publicado em 08/12/2017, às 13h13 - Atualizado às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rapper norte-americano Eminem - Reprodução/Facebook
O rapper norte-americano Eminem - Reprodução/Facebook

Eminem trata do privilégio branco e discriminação racial na explosiva nova música dele, “Untouchable”, faixa do próximo disco do rapper, Revival. A música tem produção assinada por Mr. Porter e é construída em torno de um sample de “Earache My Eye”, da dupla humorística Cheech & Chong.

Lembre como foi o show do Eminem no Lollapalooza Brasil de 2016

“Parece que estamos presos num tempo deformado/ Conforme eu chuto esses fatos e obtenho reações distintas/ Conforme essas batidas rolam/ Parece que estamos de volta aos anos 1960/ Em que ser negro é arriscado, porque isso continua acontecendo”, canta Eminem. “Durante a história, afro-americanos foram tratados como merda/ E eu admito que houve ocasiões/ Em que foi vergonhoso ser um garoto branco.”

Ouça a música abaixo.

No terceiro verso de “Untouchable”, depois do energético sample do Cheech & Chong, Eminem entrega uma narrativa extensa da perspectiva da comunidade negra – “Por que existem bairros de negros?/ Porque os EUA nos segregou/ Nos designou para uma área/ Nos separou/ Nos colocou na seção 8” – e critica os policiais ruins que “fodem com os bons policiais.”

“Continue marchando, até chegarmos no congresso/ Mas eles vão dizer que você está amarrado a uma posição irracional/ Porque você tenta difamar a bandeira/ Mas alguém precisa ser o sacrificado”, segue rimando Eminem. “Então eles chamam isso de birra de Kapernick/ Se você não se levantar para o hino nacional.”

Além de “Untouchable”, Eminem também revelou a capa do disco Revival, que traz o rapper com a cabeça apoiada nas mãos e atrás de bandeira dos Estados Unidos. Revival, com lançamento marcado para 15 de dezembro, traz participações de Ed Sheeran, Pink e Alicia Keys e também conta com a canção “Walk on Water”, com Beyoncé.

Veja a capa abaixo.