EP póstumo de Prince será lançado um ano após a morte do cantor

A faixa-título, “Deliverance”, já está disponível para streaming; as outras cinco músicas serão lançadas nesta sexta, 21
  • Imprimir
por Rolling Stone EUA
19 de Abril de 2017 às 11:46

Prince entrega uma performance fervorosa no vocal e na guitarra em “Deliverance”, a faixa-título de um novo EP póstumo a ser lançado nesta sexta, 21, data que marca um ano desde a morte do cantor. A música já está disponível para streaming.

“Deliverance” abre com um feroz riff de blues, se estabelecendo em um constante groove com toques de gospel que é construído com uma mistura de guitarra, órgão e vocais de apoio. A voz de Prince é ágil, mas carregada de energia – "You can ease the pain of a few but until God intervenes/ Ain't nothing, nothing man can do/ Except cause each other injury/ Somebody say, 'Katrina levees'" –, enquanto o músico também libera um solo de guitarra quintessencialmente estrondoso.

Prince coescreveu e coproduziu as seis músicas em Deliverance com o colaborador Ian Boxill entre 2006 e 2008. Boxill completou e mixou as canções após a morte de Prince no ano passado. Além da faixa-título, o EP inclui um medley em quatro partes, intitulado “Man Opera” que consiste nas músicas “I Am”, “Touch Me”, “Sunrise Sunset” e “No One Else”. O EP fecha com uma versão estendida de “I Am”.

LEIA TAMBÉM
[Artigo] O Legado de Prince
Dez grandes versões de músicas do Prince
Prince foi homenageado no Grammy 2017; veja como foi

As seis faixas de Deliverance também foram escritas enquanto Prince estava trabalhando como um artista independente, portanto o EP é lançado pela gravadora independente RMA, baseada em Vancouver, Canadá. Em um comunicado, Boxill disse que “Prince uma vez me falou que ele ia dormir todas as noites pensando em maneiras de contornar as grandes gravadoras e levar a música dele diretamente para o público. Quando pensávamos em como lançar este trabalho importante, decidimos que seria de forma independente porque é o que Prince gostaria que acontecesse”.

O anúncio sobre Deliverance acontece logo após os documentos judiciais sobre os mandados de busca e apreensão de Paisley Park, complexo de Prince, terem sido divulgados na última segunda, 17. Os documentos da investigação revelaram detalhes da morte do cantor, causada por uma overdose acidental do analgésico Fentanil (ele tinha aos 57 anos). Os mandados mostraram que substâncias controladas – em sua maioria analségicos que precisam de prescrição médica – estavam escondidas pelo complexo.

Tracklist de Deliverance
1 - "Deliverance"
2 - "I Am"
3 - "Touch Me"
4 - "Sunrise Sunset"
5 - "No One Else"
6 - "I Am" (Extended)

Recomendadas