Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“Era inevitável que tocássemos aqui algum dia”, diz Mick Jagger sobre show dos Stones em Cuba

Banda divulgou vídeo comentando a histórica apresentação para centenas de milhares de pessoas em Havana, na última sexta, 25

Redação Publicado em 28/03/2016, às 11h36 - Atualizado em 31/05/2017, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo dos Rolling Stones desembarcando para show histórico em Cuba, em março de 2016 - Reprodução/Vídeo
Trecho de vídeo dos Rolling Stones desembarcando para show histórico em Cuba, em março de 2016 - Reprodução/Vídeo

Depois da recente passagem pelo Brasil, os Rolling Stones foram a Cuba pela primeira vez, fazendo um show gratuito para cerca de meio milhão de pessoas (as estimativas variam entre 300 mil e 1,2 milhão de presentes). Nesta segunda, 28, três dias depois da apresentação, eles divulgaram um vídeo com imagens dos integrantes no país.

“Cuba tem muita música, muitos tipos de música – todos eles brilhantes – e era inevitável que tocássemos aqui algum dia”, diz o vocalista Mick Jagger no vídeo. Enquanto ele fala, são exibidas imagens do quarteto descendo do avião e da vida na capital Havana – de carros conversíveis circulando pelas ruas a meninos jogando futebol e charutos sendo acesos.

Keith Richards também comenta: “É revigorante, para nós, estrear em um lugar novo. Estou esperando que todos se divirtam muito, sabe? Eles vão ver algo que eles nunca viram anteriormente – e vão ouvir algo que eles nunca ouviram anteriormente”. O guitarrista se refere à proibição ao som dos Stones no local por décadas.

Depois de breves comentários de Ron Wood (guitarra) e Charlie Watts (bateria), o vídeo exibe imagens dos Stones em ação, em cima do palco, em frente a centenas de milhares de cubanos. Os britânicos aparecem tocando a emblemática “It's Only Rock 'n Roll (But I Like It)”, enquanto Jagger e Richards se comunicam com o público.

A apresentação, na Ciudad Deportiva de Havana, foi histórica por ter sido a primeira gratuita e ao ar livre de uma banda britânica em Cuba. Além disso, o show é um marco no processo de abertura do socialismo cubano, reforçado com a visita do presidente norte-americano Barack Obama, a primeira de um líder norte-americano em 88 anos.

Intitulada “Concert for Amity”, a apresentação dos Stones em Cuba foi gravada em áudio e vídeo pela produtora JA Digital, tendo Paul Dugdale (cujo currículo inclui filmes de shows de Coldplay, Adele e One Direction) como diretor. O setlist foi parecido com o que os Stones apresentaram no Brasil, incluindo clássicos e músicas não tão frequentes, como a balada “Angie”.

Assista ao vídeo abaixo.

Os Rolling Stones recentemente fizeram uma excursão de quatro shows pelo Brasil. Eles tocaram no Rio de Janeiro, no sábado, 20 de fevereiro, e em São Paulo, primeiro na quarta, 24, e depois no sábado, 27, antes de encerrar a extensão da turnê Olé em Porto Alegre, no último dia 2. Durante a passagem, Jagger criticou o público paulistano, afirmando que “as pessoas assistem ao show pelo celular.”