Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Escola sueca de moda cria coleção para presidiárias

Mulheres vão confeccionar suas próprias roupas com ajuda de professores; linha batizada de Made in Jail tem 24 modelos diferentes

Da redação Publicado em 24/09/2008, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Uma das escolas de moda mais importantes da Suécia resolveu mudar as roupas das presidiárias do país. A Beckmans Designhögskola criou uma coleção especial para presidiárias - e elas mesmas irão confeccionar as peças da linha, chamada de Made in Jail (em português, "feito na prisão"), informou a BBC Brasil.

A idéia foi do Sistema Penitenciário da Suécia. O objetivo do governo é aumentar a auto-estima das detentas e proporcionar um aprendizado que poderá ajudá-las a encontrar um trabalho quando deixarem a prisão.

Os estudantes da Beckmans Designhögskola criaram 24 modelos fáceis de costurar, depois de conversas com as presas das cinco penitenciárias femininas do país. Enviaram os modelos para que elas pudessem aprovar o trabalho. Sverker Bergström, gerente do projeto, afirmou que o contato com as prisioneiras foi crucial - primeiro para conhecer suas preferências; segundo, porque elas se sentiram importantes ao serem consultadas.

Lars Nylén, diretor-geral do Sistema Penitenciário Sueco, disse em entrevista à BBC Brasil que espera "ajudar a transformar as vidas" das presas por meio da moda.

Além de benefícios às detentas, a coleção também será positiva para as finanças das penitenciárias: por serem feitas pelas próprias mulheres e com materiais de baixo custo, as novas roupas são mais baratas que os uniformes antigos.