Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Espelho do Real

No primeiro disco solo, Marcelo Yuka mergulha em um processo de autoanálise, enquanto paralelamente fala sobre o mundo

Gabriel Nunes Publicado em 06/01/2017, às 14h04 - Atualizado às 15h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcelo Yuka - Divulgação
Marcelo Yuka - Divulgação

Marcelo Yuka quer extravasar o sentimento de indignação, uma consternação por enxergar a sociedade de hoje como um espaço cada vez mais conservador e menos tolerante. “Parece que estamos vivendo um nada muito grande”, crava. “Esse presidente é um nada, o ministério dele é um nada, a esquerda virou um nada. Hoje em dia tem muito ódio no ar, muita intolerância. Parece que o fascismo ganhou.” Buscando dar vazão a essas constatações, o carioca acaba de lançar o aguardado Canções para Depois do Ódio, primeiro disco dele desde Sangueaudiência (2005) – único trabalho gravado junto ao grupo F.UR.T.O. – e também o primeiro como cantor e compositor solo.

Arquitetado ao longo de quase uma década, o debute do ex-baterista e letrista d’O Rappa passou por diversas reformulações antes que o conceito final fosse alcançado – algo que, conforme Yuka relembra, ocorreu somente há cerca de dois anos. “Enchi um monte de HDs com músicas antes de saber qual seria a cara do Canções...”, revela. “Muita gente queria que fosse um ‘O Rappa 2’, mas eu não estava a fim disso. Queria um disco com músicas melódicas que me prendessem e que promovessem, ao mesmo tempo, um encontro com ritmos afro-brasileiros.”

O músico escreveu Canções para Depois do Ódio como uma espécie de autoanálise, na qual se debruçou sobre os próprios demônios. A partir daí, também buscou criar uma “terceira margem” para repensar os tempos sombrios em que vivemos – o que se deu, segundo ele, “pelo amor”. “Tenho desenvolvido novas armas para lutar, e o amor tem sido uma delas”, afirma Yuka. “Não o amor convencional, mas o amor como fato em si, como uma potência renovadora e revolucionária. Estamos em um momento de respirar fundo, e esse disco é uma maneira de rever nosso ódio, uma forma de manter a esperança viva. Nem que seja por um momento, porque a esperança é também uma forma de luta.”

Ele ainda vê a estreia solo (que traz na ficha técnica um leque diversificado de parceiros, como Céu, Cibelle e Seu Jorge) como uma forma de se contrapor à indústria do entretenimento. Para Yuka, isso se evidencia na vagarosidade em que o LP foi concebido, já que a rapidez com que os conteúdos são transmitidos e sua efemeridade são coisas inerentes ao mercado de hoje.

“É claro que teve uma cobrança muito grande das pessoas para que eu lançasse logo um álbum – e eu até acho carinhosa essa pressão do público, mas eu não estou procurando criar entretenimento”, ele afirma incisivamente. “Eu quero entreter, mas acho que a verdadeira função do artista é ser um espelho da sociedade, e muitas vezes ele tem que jogar uma pedra nessa porra. Hoje em dia tudo vira entretenimento, tudo é um grande show. O que eu quero fazer é arte.”