Ex-guitarrista, James Iha participa de show do Smashing Pumpkins depois de 16 anos

Integrante da formação clássica se juntou a Billy Corgan e e Jimmy Chamberlin para performances de faixas de Siamese Dream
  • Imprimir
Smashing Pumpkins
Chris Pizzello/AP
por Rolling Stone EUA
28 de Março de 2016 às 12:05

Depois de 16 anos, o guitarrista James Iha voltou a tocar com os antigos companheiros de banda do Smashing Pumpkins. Ele, Billy Corgan e Jimmy Chamberlin estiveram juntos no palco do teatro do Ace Hotel, em Los Angeles (Estados Unidos), na noite do último sábado, 26.

“Sim, é James Iha”, disse Corgan à plateia incrédula. Iha, que fez 48 anos de idade no mesmo dia, reuniu-se com o Smashing Pumpkins para diversas performances de músicas do disco de estreia do grupo, Siamese Dream (1993), incluindo “Mayonaise”, “Soma”, “Rocket”, “Today”, “Disarm” e “Spaceboy”, além de “Whir”, de Pisces Iscariot.

Iha (com os ex-companheiros, na foto abaixo) saiu do Smashing Pumpkins depois que a banda se separou em 2000 e, subsequentemente, nunca mais voltou a tocar com Corgan e companhia. Entretanto, qualquer discordância que havia entre os companheiros da formação original foram dissolvidas, uma vez que eles se reuniram para processar quem está vazando demos antigas da banda nos últimos meses.


No ano passado – quando o Pumpkins tocou no Lollapalooza Brasil –, Corgan disse à Rolling Stone EUA que está convencido que está na hora de o grupo dele entrar para o Hall da Fama do Rock and Roll. Ele, contudo, não foi fundo em dizer se a ocasião seria suficiente para marcar uma reunião com Iha e a baixista D'arcy Wretzky.

O Smashing Pumpkins está na estrada desde 22 de março, quando eles deram início à turnê In Plainsong, na qual tocam versões reduzidas (e, muitas vezes, acústicas) de faixas de todo o catálogo da banda em teatros dos Estados Unidos.

Abaixo, assista a alguns vídeos – feitos por fãs – de Iha tocando com Corgan e Chamberlin.

Recomendadas