Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: em vídeo, Lenine fala sobre parceria inédita com o Nação Zumbi

“Cupim de Ferro”, primeira gravação conjunta dos pernambucanos, estará no novo disco do cantor

Redação Publicado em 16/04/2015, às 12h40 - Atualizado às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lenine - Flora Pimentel
Lenine - Flora Pimentel

Quatro anos após o lançamento de Chão (2011), um disco com influência da música concreta, Lenine se prepara para divulgar Carbono, seu novo álbum de estúdio. O trabalho marca a volta do baterista Pantico Rocha e do baixista Guila, que não participaram das gravações e da turnê do álbum anterior.

Homem de bem: com a calma de um monge, Lenine vive baseado no equilíbrio a sua volta.

Carbono traz novamente o peso que Lenine apresentou em Labiata (2008) e conta com uma parceria inédita: depois de anos de pedidos dos fãs, o cantor pernambucano finalmente gravou uma canção ao lado dos conterrâneos do Nação Zumbi, intitulada “Cupim de Ferro”.

“[A música] foi gravada ao vivo, em uma sessão só, em São Paulo”, conta Lenine em um dos vídeos abaixo, divulgados com exclusividade pelo site da Rolling Stone Brasil. “Era um débito que nós tínhamos. Sempre existiu uma admiração recíproca, mas a gente nunca teve oportunidade de fazer nada juntos. Agora surgiu, e foi lindo.”

Pupillo, baterista do Nação, coproduziu a canção e também comenta a parceria no vídeo a seguir, no qual você ouve pela primeira vez trechos da letra:

“Cupim de Ferro” é a quarta das 11 faixas que compõem Carbono. O álbum tem produção de Lenine, Bruno Giorgi (filho do músico) e do guitarrista JR Tostoi. Tó Brandileone (5 a Seco), Marcos Suzano (com quem Lenine gravou Olho de Peixe, de 1994), Carlos Malta, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz e o violeiro Ricardo Vignini também estão entre as participações.

Carbono chegará ao mercado em 30 de abril, e o lançamento será pontuado por quatro shows em São Paulo, no Sesc Pinheiros (30 de abril, 1, 2 e 3 de maio). Em seguida, Lenine e banda partem para outras cidades do país.

A ideia da turnê é baseada na sustentabilidade (Lenine é conhecido pelo engajamento junto a causas ambientais): o palco, com cenário assinado pela designer Natália Lana e pelo light designer Robson de Cassia, contará com lâmpadas abastecidas por energia solar, fibras naturais, fitas cassete e pneus reciclados. O impacto ambiental das viagens para os shows será compensado com um projeto de plantio de árvores para neutralização das emissões de gás carbônico.

Em setembro, Lenine tem passagem confirmada no Palco Sunset do Rock in Rio, dedicado a parcerias. O Nação Zumbi se juntará ao cantor para a apresentação, assim como o maestro holandês Martin Fondse, que também participou das gravações de Carbono como coprodutor.

Ensaio público

No dia 22 de abril, às 20h30, Lenine irá transmitir ao vivo, no site www.lenine.com.br, um ensaio com sua banda. Logo depois, ele responderá perguntas dos internautas, que podem ser feitas por meio das redes sociais do artista.