Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Kid Vinil ganha biografia autorizada; veja capa de Um Herói do Brasil

A autoria é do jornalista Ricardo Gozzi e do músico Duca Belintani

Redação Publicado em 04/03/2015, às 15h22 - Atualizado às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kid Vinil - Fernando Martins Ferreira/Divulgação
Kid Vinil - Fernando Martins Ferreira/Divulgação

Figura emblemática na construção do rock brasileiro, Kid Vinil é tema de uma biografia autorizada, denominada Um Herói do Brasil. Escrita em parceria pelo jornalista Ricardo Gozzi e pelo músico Duca Belintani, o livro já está em pré-venda e tem previsão de chegar às lojas no fim de março.

Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Com 160 páginas, Um Herói do Brasil retrata todas as facetas de Antonio Carlos Senefonte (nome de batismo de Vinil), contando a história dele como músico e jornalista polivalente – com longa e prolífica carreira como radialista e apresentador de TV.

O livro apresenta o início da carreira de Vinil na música, com o grupo Verminose – um dos pioneiros do pós-punk no Brasil –, que mudou de nome para Magazine, no começo dos anos 1980. Com os hits “Sou Boy” e “Tic-Tic Nervoso”, a banda alcançou sucesso nacional.

Veja a capa abaixo.

Kid Vinil também teve uma influente carreira como radialista, tendo comandado diversos programas – entre eles Programa Kid Vinil, Rock Sanduíche, Rock Show, New Beat, Splish Splash e Dicas do Vinil –, nos quais apresentou em primeira mão bandas que viriam a marcar época.

Na telinha, ele passou pela TV Cultura – onde apresentou o Boca Livre e o Som Pop – e pela MTV – com o Lado B. Ele ainda trabalhou como produtor e executivo em diversas gravadoras, lançando no Brasil os catálogos de artistas como Frank Zappa, Belle & Sebastian, Guided by Voices, Meat Puppets, Yo La Tengo e Cat Power, entre outros.

Um dos autores de Kid Vinil: Um Herói do Brasil, o jornalista Ricardo Gozzi tem no currículo o livro Democracia Corintiana: a Utopia em Jogo (2002) e Velhas Virgens: 18 anos de Bar em Bar (2005). Já Duca Belintani, além de músico, é professor – tendo assinado sete livros didáticos sobre guitarra – e foi colunista de revistas dedicadas ao instrumento.

Kid Vinil: Um Herói do Brasil será lançado pela Edições Ideal.