Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: ouça a versão de “The Rain Song”, que estará no relançamento de Houses of the Holy do Led Zeppelin

Edição de luxo do disco chega às lojas em 27 de outubro, junto a Led Zeppelin IV com nova roupagem

Redação Publicado em 29/09/2014, às 11h22 - Atualizado às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Led Zeppelin em 1969 - Divulgação
O Led Zeppelin em 1969 - Divulgação

Após o sucesso das edições de luxo de Led Zeppelin, Led Zeppelin II, e Led Zeppelin III, que chegaram às lojas no último mês de junho, a árdua tarefa de Jimmy Page em relançar os discos do Led Zeppelin continua. Nesta segunda, 29, o grupo divulga com exclusividade na Rolling Stone Brasil a versão com nova mixagem de “The Rain Song” (ouça no player abaixo), do relançamento de Houses Of The Holy, que chega às lojas em 27 de outubro junto à nova edição de Led Zeppelin IV.

As dez maiores lendas do Led Zeppelin: verdades e mentiras.

A estrutura continua a mesma: os álbuns ganham nova roupagem em edições de luxo com dois discos. O primeiro contém a mesma tracklist do lançamento original, com todas as faixas remasterizadas por Jimmy Page. O segundo traz versões inéditas de músicas da época das sessões de estúdio do álbum correspondente, como a edição “mixagem preliminar com overdubs nos teclados de John Paul Jones” de “No Quarter”, ou a “mixagem com violão e bandolim” de “Going To California”.

Edição 76: Jimmy Page avalia a trajetória épica da banda com o final repentino e trágico.

Recentemente, a banda revelou uma prévia da versão inédita de “Black Dog”, com um vídeo de pouco mais de 1 minuto no YouTube. A canção é similar à versão lançada em Led Zeppelin IV, mas com overdubs de guitarra e algumas diferenças nas harmonias vocais. Ouça a prévia aqui.

Em entrevista ao semanário britânico NME, este ano, Jimmy Page explicou um pouco do que o motivou a preparar os relançamentos. “Espero que algum músico jovem tenha isso como inspiração”, disse ele. “Foi assim que eu aprendi, e é isso que é tão sedutor dessa coisa meio nerd. O Led Zeppelin tem um sério domínio musical, e isso está sendo passado. É algo legal de se fazer”. O guitarrista ainda concluiu: “É muito importante lembrar as pessoas de que o Led Zeppelin era uma banda boa pra caralho”.

Relembre como foi o último show do Led Zeppelin com John Bonham, há 34 anos.

Ouça abaixo, com exclusividade na Rolling Stone Brasil, a épica canção de mais de 7 minutos “The Rain Song”, sem os pianos de John Paul Jones. A versão inédita da faixa estará no segundo disco do relançamento de Houses Of The Holy, e traz a guitarra com afinação excêntrica de Page, além dos vocais característicos de Robert Plant e da bateria expansiva de John Bonham. Em seguida, veja a lista de músicas dos discos extras a serem relançados (já que os primeiros discos têm tracklist idêntica à original).

Lançado em 1971, o quarto disco da banda se tornou um dos mais vendidos da história do rock desde que chegou às prateleiras, em 1971. Com hits como “Stairway to Heaven”, “Rock & Roll”, “Black Dog” e “When the Levee Breaks”, o álbum ganhou 23 certificados de platina. A nova versão trará mix alterativos para “Rock & Roll”, “Misty Mountain Hop” e “Four Sticks”, “The Battle of Evermore” e uma versão significativamente diferente de “Stairway to Heaven”, gravada pelo grupo no Sunset Sound Studio, em Los Angeles.

Os 10 maiores álbuns duplos de todos os tempos, segundo os leitores da Rolling Stone EUA.

1 – “Black Dog” (com overdubs de guitarra)

2 – “Rock and Roll” (mix alternativo)

3 – “The Battle of Evermore” (mix com bandolim e guitarra)

4 – “Stairway to Heaven” (mix da Sunset Sound)

5 – “Misty Mountain Hop” (mix alternativo)

6 – “Four Sticks” (mix alternativo)

7 – “Going to California” (mix de bandolim e guitarra)

8 – “When the Levee Breaks” (mix britânico alternativo)

Houses Of The Holy

O disco seguinte, Houses Of The Holy (1973), apresentou os singles “Over the Hills and Far Away” e “D’Yer Mak’er” e ganhou 11 certificados de platina desde 1973. O álbum bônus do relançamento traz versões diferentes de “The Ocean” e “Dancing Days”, além de músicas com instrumentações diversas, como um mix de guitarra em “Over the Hills and Far Away” e “The Rain Song” sem John Paul Jones no piano.

Robert Plant: vídeos marcantes.

1 – “The Song Remains The Same” (com overdubs de guitarra)

2 – “The Rain Song” (mix sem piano)

3 – “Over the Hills And Far Away” (mix com guitarra alternativa)

4 – “The Crunge” (mix da preliminar)

5 – “Dancing Days” (mix preliminar com vocal)

6 – “No Quarter” (mix preliminar com overdubs do teclado de JPJ e sem vocal)

7 – “The Ocean” (mix preliminar)