Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exposição Let's Rock estreia nesta quarta, 4, em São Paulo

"É como uma loja de discos, com um monte de opções", diz José Antonio Algodoal sobre a mostra, que permanecerá até 27 de maio na Oca, no Parque do Ibirapuera

Bruno Raphael Publicado em 03/04/2012, às 19h36 - Atualizado em 04/04/2012, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bill Haley - Latinstock
Bill Haley - Latinstock

Estreia na nesta quarta, 4, a exposição Let's Rock, a maior sobre o gênero do rock and roll na América Latina. Com curadoria de José Antonio Algodoal, a mostra permanecerá até o dia 27 de maio na Oca, no Parque do Ibirapuera, e se abrangerá desde os primórdios do rock nos anos 50 (como Bill Haley, na foto ao lado) até o tropicalismo, jovem guarda e o rock Brasília, movimentos nacionais que tiveram importância na música e no comportamento dos jovens, em suas respectivas épocas.

"Eu pensei assim: o rock não é uma coisa linear ou acadêmica. Então, apesar de toda a importância cultural, o que eu optei foi algo como aquela experiência de uma loja de discos", explica Algodoal, em entrevista à Rolling Stone Brasil. "Quando você entra, há um monte de opções para escolher o que você quer ou não."

Ao todo, serão 50 Capas clássicas da Rolling Stone EUA expostas na Let's Rock, como as edições sobre a morte de Elvis Presley e John Lennon, entre outras. Todas as capas da Rolling Stone Brasil também terão destaque no estande.

Com previsão de workshops, palestras e pocket-shows, a Let's Rock deve trazer em sua semana de estreia, por enquanto, apenas o fotógrafo Bob Gruen como palestrante, conhecido por retratar algumas das imagens mais icônicas do rock internacional. "O Bob é um grande contador de histórias", conta Algodoal. "Fez aquela famosa foto do Sid Vicious, em que ele está com o rosto todo melado por causa de um hot dog. Uma outra boa é do John Lennon em uma pose meio erótica com a Yoko. Além de ser um grande fotógrafo, ele adquire intimidade com os músicos." Gruen estará presente na próxima quarta, 4, e na sexta, 6, na Oca.Segundo o curador, o fotógrafo ficou surpreso com o tamanho da Let's Rock. "Ele me disse: ‘já tive a minha própria exposição aqui no Brasil, mas eu nunca vi um evento de rock desse tamanho nem fora desse país, com exceção do Museu de Cleveland que é uma coisa fixa’", diz.

Algodoal crê que a mostra pode interessar até os que não são aficionados pelo gênero. "O rock é uma coisa múltipla: que muda comportamento, moda, atitude e música. Tem muita gente que diz que não gosta de rock, mas ouve Beatles e pode nem saber que aquilo é rock", exemplifica. "A exposição pode ser interessante até pra quem não gosta, pois a estética roqueira é algo muito amplo. Normalmente se pensa no roqueiro como um metaleiro, né? Mas não é só aquilo, tem várias estéticas, dos rockabillies aos anos 60."

No âmbito nacional, a Let's Rock também prepara surpresas e material inédito para os fãs. Figurinos de clipes da cantora Pitty, bonecos do cantor e apresentador Ronnie Von e até mesmo um tênis do vocalista Chorão, do Charlie Brown Jr., estarão expostos. Em síntese, a Let's Rock deve ser mesmo com uma loja de discos, com o bônus de ter um acervo muito mais interativo a respeito dos artistas prediletos de seu público.

Let´s Rock: A Exposição

4 de abril a 27 de maio

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, S/Nº, portão 3 - São Paulo (Oca - Parque do Ibirapuera)

Preços: R$ 20 / R$ 10 (meia-entrada para idosos e estudantes)