Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fall Out Boy faz cover de Sepultura durante show em São Paulo

Repertório da apresentação desta quarta, 21, equilibrou músicas da nova fase e hits

Luísa Jubilut Publicado em 22/05/2014, às 00h29 - Atualizado às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fall Out Boy canta hits das "antigas", músicas novas e faz cover de Sepultura em São Paulo - Camila Cara/Divulgação/T4F
Fall Out Boy canta hits das "antigas", músicas novas e faz cover de Sepultura em São Paulo - Camila Cara/Divulgação/T4F

O relógio mal marcou 21h30 e logo os fãs começaram a bater palmas e a gritar “Fall Out Boy!” de maneira impaciente. Qualquer movimentação próxima à cortina de veludo azul do Citibank Hall, em São Paulo, na noite desta quarta, 21, era pretexto para gritaria. A ansiedade exacerbada, contudo, era compreensível: o público brasileiro não recebia a banda há oito anos. O clima de 2006, por sua vez, era outro. O Fall Out Boy vivenciava o auge do fervor emo e o grande sucesso de From Under the Cork Tree. Passado os anos, a banda deixou os cabelos lambidos para trás - assim como os icônicos tênis slip-on e as calças justas –, passou por um período turbulento que resultou em um hiato de quase três anos, e incorporou um som mais pop e “adulto”.

Perfil: o Fall Out Boy cria tragédias punk-adolescentes para apaixonados da geração SMS - e o baixista Pete Wentz vive realmente esse roteiro.

A surpresa foi grande quando Patrick Stump, Pete Wentz e Andy Hurley subiram ao palco com os rostos cobertos por gorros pretos que só davam espaço para os olhos e a boca – sim, à la Black Block – e deram início ao show de uma hora e meia com a poderosa “The Phoenix”, lançada no ano passado. Wentz, que reforçaria ao longo da apresentação a imagem de frontman da banda, revelou uma enorme bandeira com o logo do grupo, desenho reproduzido no moletom do baixista e em inúmeras camisetas na plateia. As máscaras foram retiradas para "I Slept with Someone in Fall Out Boy and All I Got Was This Stupid Song Written About Me" ["Eu dormi com alguém do Fall Out Boy e tudo que ganhei foi esta música idiota escrita sobre mim", uma referência esperta àquelas camisetas turísticas do tipo “Meu amigo foi para Nova York e tudo que ganhei foi essa camiseta idiota”], retomando com tudo o clima de deboche da banda em 2005.

Um breve, inaudível e decepcionante cumprimento de Wentz foi compensado pela dançante “This Ain't a Scene, It's an Arms Race”, uma das mais aguardadas da noite. “Alone Together” trouxe ao público o sentimento de nostalgia e angústia adolescente. “Vocês devem ter reparado que Joe [Trohman] não está aqui”, disse Wentz, até então, o único Fall Out Boy a se dirigir à plateia. “Nós o deixamos nos Estados Unidos, porque ele acabou de ter um bebê." No lugar do guitarrista, Ryland Blackinton, líder da banda pop Cobra Starship, se apresentou aos presentes de maneira inesperada: “Você, você, você, você”, cantou ele, familiarizado com funk da Mulher Melão.

“Estamos muito felizes de estar aqui”, emendou o baixista após a queridinha “Sugar, We’re Goin’ Down” e a cover eletrizante – porém, sem o solo de guitarra – de “Beat It”, de Michael Jackson. “Depois de oito anos!”, completou, antes de sugerir que os fãs revezassem o vocal de “Chicago Is So Two Years Ago” com Stump. Em seguida, as luzes se apagaram e o silêncio momentâneo foi preenchido com a sinistra voz de Iggy Pop. “Punk rock é um termo usado por leigos e manipuladores sem coração sobre música que toma a energia e os corpos e os corações e o tempo e as mentes de jovens que dão o que eles tem a oferecer”, disse o vocalista do Stooges com olhos pintados de preto. A gravação foi retirada de uma entrevista cedida em 1977 a Peter Gzowski, da CBC. “É um termo baseado em desprezo. É um termo baseado em moda, estilo, elitismo, satanismo e tudo que há de pobre no rock and roll.” Um longo solo de bateria do sisudo Hurley resultou em “Dance, Dance”, outro hit incontestável das “antigas”.

O brilho dos celulares substituíram a iluminação vermelha do Citibank Hall, em outra interação proposta por Wentz. O clima gentil de “Just One Yesterday” foi reforçado pelo balanço sincronizado das luzes artificiais. “Vários rostos conhecidos hoje”, notou o baixista-frontman. “É muito bom viajar para lugares distantes e perceber que os fãs são tão estranhos quanto a gente”, riu, explicando que o comentário se tratava de um elogio. “Essa vai para os [fãs] maníacos!”, disse ao apresentar “My Songs Know What You Did In The Dark”. Depois de cinco minutos no escuro – necessários para a montagem do teclado na parte superior do palco -, o grupo retornou para o bis. Stump assumiu o piano e emulou Elton John durante “Save Rock and Roll”, cuja gravação conta com a participação do músico britânico.

“Quando eu era pequeno, sonhava em morar no Brasil”, anunciou Wentz, antes de uma pequena surpresa. “Nós somos fãs de uma banda brasileira chamada Sepultura, e isto é algo que ensaiamos no hotel ontem… Não sabemos o que estamos fazendo.” O baixista tomou o microfone para si e entoou “Roots Bloody Roots”, de 1996, em um vocal feroz. Mais tarde, o baixista reforçou a homenagem com uma postagem no Twitter: “Acabei de fazer uma cover de Sepultura em São Paulo – sonho de adolescência realizado.” Após "Thnks fr th Mmrs", outro ponto alto para os fãs, o quarteto registrou a reunião com o público brasileiro em uma foto. Ao final de “Saturday”, lançada há 11 anos, Wentz foi à beira do palco para se despedir. “Desta vez, vamos voltar bem mais rápido”, prometeu, pouco antes de ter sua regata destruída pelos fãs da grade. “Nos vemos na próxima!”