Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival de Cinema Latino-Americano

Aberto nesta segunda, 7/7, evento promove aula com cineasta argentino Fernando Solanas e exibe mais de 120 filmes

Da redação Publicado em 06/07/2008, às 19h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As protagonistas de <i>De Quem É a Cinta Liga</i>; segundo filme do músico argentino Fito Paez será exibido em SP - Reprodução
As protagonistas de <i>De Quem É a Cinta Liga</i>; segundo filme do músico argentino Fito Paez será exibido em SP - Reprodução

Começa nesta segunda-feira, 7, o 3º Festival de Cinema Latino-Americano em São Paulo. Os 121 filmes da programação serão exibidos no Memorial da América Latina, Cinesesc, na Cinemateca do BNDES e no Cinusp Paulo Emílio.

O evento traz o cineasta argentino Fernando Solanas (O Exílio de Gardel) para uma aula especial no dia 12 de julho no Memorial da América Latina, uma sessão solene em sua homenagem, e ainda a exibição de oito de seus longas-metragens.

Outro homenageado é o cubano Tomás Gutierrez Alea. O autor de Memórias do Subdesenvolvimento, morto em 1996, ganha uma retrospectiva e uma mesa redonda no festival. O livro que inspirou sua obra-prima será lançado no evento.

Os brasileiros também estarão presentes, com a exibição de filmes como Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, e Santiago, de João Moreira Salles, Cartola - Música para os Olhos, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerdo, entre outros. Ao todo, são dez produções nacionais feitas nos últimos dois anos, quatro delas documentários.

Outro destaque é o segundo filme do músico argentino Fito Paez, De Quem é a Cinta Liga, que levou a protagonista Romina Richi a uma indicação como atriz revelação pela Associação de Críticos da Argentina.

Movimento muito forte do cinema latino nos anos 60, o Cinema Novo ganha destaque em uma retrospectiva de dez produções, entre elas Copacabana, Mon Amour, do brasileiro Rogério Sganzerla e A Lira do Delírio, do também brasileiro Walter Lima Jr..

Em todas as sessões, a entrada é franca. A programação completa pode ser conferida aqui.

3º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo - 7 a 13 de julho

Memorial da América Latina - Av Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda - São Paulo - (11) 3823.4600

Cinesesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar - São Paulo - (11) 3087-0500

Cinemateca do BNDES - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana - São Paulo - (11) 3512.6111

Cinusp Paulo Emílio - Rua do Anfiteatro 181 favo 4, Cidade Universitária - São Paulo - (11) 3091-3540

Entrada franca