Franz Ferdinand lança música anti-Donald Trump; ouça “Demagogue”

Faixa integra o projeto 30 Days, 30 Songs, que divulga diariamente novas canções políticas até as eleições para presidente dos Estados Unidos

Redação Publicado em 14/10/2016, às 14h28 - Atualizado às 14h34

Franz Ferdinand em São Paulo
Fabio Nunes/Divulgação

O escritor Dave Eggers criou recentemente o projeto 30 Days, 30 Songs, para divulgar diariamente músicas políticas até o dia da eleição à presidência dos Estados Unidos, em novembro. Nesta sexta, 14, foi a vez da faixa “Demagogue”, do Franz Ferdinand, ser compartilhada.

LEIA TAMBÉM

Lembre como foi o show do Franz Ferdinand em SP, em 2014

[Galeria] As melhores covers da última década

[Entrevista] Alex Kapranos em 2013: "Orgulhoso por estarmos juntos"

A canção é claramente um ataque ao candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, associando-o à palavra que dá título à faixa, em português, “demagogo”. Musicalmente, a canção começa guitarras no melhor estilo do Franz Ferdinand e acaba melodicamente com vozes sendo sobrepostas.

“Demagogue” já não conta com a participação de Nick McCarthy, guitarrista e membro fundador da banda, que saiu do grupo no último mês de agosto. McCarthy deixa o Franz Ferdinand depois do disco Right Thoughts, Right Words, Right Action (2015) para se dedicar ao projeto Manuela, que ele divide com a esposa, Manuela Gernedel.

Além do Franz Ferdinand, o projeto 30 Days, 30 Songs já divulgou músicas de Death Cab for Cuties (“Million Dollar Loan”), Aimee Man, Bhi Bhiman e, mais recentemente, do vocalista do My Morning Jacket, Jim James. Ouça, abaixo, “Demagogue”.