Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fundação Amy Winehouse cria casa de reabilitação gratuita para mulheres

Projeto Amy’s Place auxiliará na recuperação e reinserção social de dependentes

Redação Publicado em 01/08/2016, às 17h41 - Atualizado em 02/08/2016, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amy Documentário - Reprodução/Amy
Amy Documentário - Reprodução/Amy

No dia 23 de julho de 2011, Amy Winehouse morreu prematuramente em decorrência de envenenamento acidental por álcool. Passados cinco anos da morte da britânica, a fundação que leva o nome dela inaugura nesta segunda, 1 de agosto, uma casa de reabilitação voltada para a recuperação e reinserção social de mulheres com algum tipo de dependência química.

LEIA TAMBÉM

Pai de Amy critica documentário de Asif Kapadia sobre a vida da filha

[Crítica] Documentário Amy expõe mazelas da britânica

[Lista] As notícias pouco ou nada verdadeiras sobre Amy Winehouse

O Amy’s Place é um alojamento localizado em East London e conta com doze quartos – quatro dos quais são ocupados por duas camas – podendo abrigar até dezesseis pessoas.

Em entrevista ao The Guardian, Dominic Ruffy, diretor do projeto, declara que a ideia de criar o Amy’s Place veio da insuficiência de programas no Reino Unido especializados em tratar a dependência química feminina, apesar de uma recente pesquisa denunciar que mulheres têm maiores chances de sofrerem recaídas caso não recebam o apoio necessário.

“Existe apenas uma casa de reabilitação exclusiva para mulheres em Londres, e ela tem apenas quatro leitos e uma lista de espera de quase seis meses”, afirma Ruffy.

Para elaborar o projeto, a Fundação Amy Winehouse consultou diversas pacientes do centro de recuperação para dependentes Hope House, também localizado na capital inglesa. A partir da pesquisa, o instituto elaborou um programa de três meses para as residentes do Amy’s Place, que inclui atividades como ioga, grupos de prevenção a recaídas, além de oficinas que procuram trabalhar as habilidades profissionais e sociais das pacientes, a fim de reinseri-las socialmente.

De acordo com a madrasta de Amy, que é administradora da fundação, o projeto causará uma “profunda diferença na vida de muitas jovens”. “Isso permitirá que elas tenham um ambiente seguro para reconstruírem as vidas delas e colocarem em práticas as novas habilidades que adquirirem enquanto estiverem sendo tratadas”, declara em entrevista ao The Guardian.

Estabelecida após a morte da cantora, a Fundação Amy Winehouse foi criada pela família da autora de Back to Black (2006) para proteger jovens dos efeitos do uso excessivo de álcool e outras drogas.