Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Gene Wilder, intérprete de Willy Wonka em Fantástica Fábrica de Chocolate

Segundo sobrinho, ator de 83 anos morreu em decorrência de complicações relacionadas ao mal de Alzheimer

Redação/Rolling Stone EUA Publicado em 29/08/2016, às 17h44 - Atualizado às 17h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>A roupa de Willy Wonka em <i>A Fantástica Fábrica de Chocolate</i></b>: Um casaco roxo e uma cartola é uma fórmula simples para um figurino memorável. - Reprodução
<b>A roupa de Willy Wonka em <i>A Fantástica Fábrica de Chocolate</i></b>: Um casaco roxo e uma cartola é uma fórmula simples para um figurino memorável. - Reprodução

Gene Wilder, vastamente conhecido por interpretar Willy Wonka na versão original do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971, morreu nesta segunda-feira, 29, aos 83 anos de idade.

De acordo com o site Variety, Wilder morreu na casa dele, em Stamford, cidade do estado norte-americano de Connecticut. Sobrinho do ator, Jordan Walker-Pearlman afirmou que a causa da morte está relacionada às complicações de um mal de Alzheimer.

LEIA TAMBÉM

Elenco de Fantástica Fábrica de Chocolate se reuniu no aniversário de 44 anos do longa

[Lista] As mais deliciosas comidas e bebida da ficção

[Galeria] Figurinos marcantes do cinema

“A decisão de esperar até este momento para revelar a condição dele não foi vaidade, mas mais que isso” diz o sobrinho em comunicado. “Assim, as incontáveis crianças que sorriem e o chamam de ‘Willy Wonka’ não teriam que ser expostas a uma doença ‘adulta’, e isso não transformaria a alegria em preocupação, desapontamento e confusão. Ele simplesmente não podia suportar a ideia de ter um sorriso a menos no mundo.”

Inicialmente um ator de teatro, Wilder começou a fazer ocasionais aparições na TV e teve curtos, porém memoráveis, papéis em filmes como Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967). Mas foi o trabalho dele com o roteirista/diretor Mel Brooks naquele mesmo ano, Primavera Para Hitler, contudo, que ajudou a estabelecer Wilder como ator.

Ele continuou a trabalhar com Brooks ao longo dos anos, substituindo o ator Gig Young para interpretar um pistoleiro bêbado chamado Waco Kid no blockbuster que fazia paródia de um filme western, Banzé no Oeste, e o papel de cientista maluco em O Jovem Frankenstein, terror da Universal (ambos filmes de 1974).

Posteriormente, Wilder se uniu a Richard Pryor para uma série de comédias populares, como O Expresso de Chicago (1976) e Loucos de Dar Nó (1980). Mas o papel mais conhecido dele, sem sombra de dúvidas, continuou sendo Willy Wonka, de A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), no qual o ator transformou o misterioso chocolateiro de Roald Dahl em uma excêntrica figura paterna.

No Twitter, Brooks lamentou a morte do amigo e frequente colaborador. “Gene Wilder, um dos talentos verdadeiramente grandes do nosso tempo”, escreveu o cineasta na rede social. “Ele abençoou todo filme que fizemos juntos com sua mágica e me agraciou com sua amizade.”