Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Globo de Ouro 2016: Wagner Moura perde prêmio de Melhor Ator para Jon Hamm

Narcos ainda perdeu (para Mr. Robot); um troféu curioso para Lady Gaga e outro muito aguardado para Leonardo Di Caprio também foram destaque

redação Publicado em 11/01/2016, às 02h45 - Atualizado às 03h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jon Hamm no Globo de Ouro 2016. Ele bateu o brasileiro Wagner Moura na disputa pelo troféu - Jordan Strauss/AP
Jon Hamm no Globo de Ouro 2016. Ele bateu o brasileiro Wagner Moura na disputa pelo troféu - Jordan Strauss/AP

Não foi a vez de Wagner Moura (ou a de José Padilha, com Narcos). O Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de Drama foi entregue a Jon Hamm, que no último ano se despediu de Mad Men. Em entrevista à Globo no tapete vermelho, Moura já tinha previsto a vitória do norte-americano. "Acho que não vou ganhar. Para mim, estar aqui já é bom demais. Quem deveria ganhar é Jon Hamm, de Mad Men. Não pensei no discurso. Minha mulher disse que eu deveria pensar em alguma coisa, mas não fiz isso", declarou.

Relembre nossa matéria de capa com Wagner Moura, publicada na época da estreia de Narcos.

Narcos ainda perdeu na categoria Melhor Série de Drama para a também estreante Mr. Robot, que ainda se destacou com Christian Slater, premiado como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme Feito para a TV.

“Lista de desejos” de Mad Men revela ideias de criador para o fim da série.

Veja abaixo quais foram os melhores momentos da cerimônia:

Bebendo um copo de cerveja, Rick Gervais quebrou o gelo do Globo de Ouro 2016 na noite deste domingo, 10, fazendo piadas sobre a importância do evento: "Esta premiação é — sem ofensa — inútil". Em seguida, deu o tom da noite: piadas as adoções de Brad Pitt e Angelina Jolie, sexismo em Hollywood, Roman Polanski e menções às acusações de assédio a Bill Cosby também fizeram parte do roteiro.

Em um ano que o discurso xenófobo de Donald Trump causa polêmica, a premiação destacou a produção latina. O mexicano Gael García Bernal levou o prêmio de Melhor Ator em Série de Comédia com Mozart in the Jungle; o guatemalteco Oscar Isaac foi considerado o Melhor Ator em Minissérie ou Filme Feito para a TV com seu papel em Show Me a Hero e o também mexicano Alejandro G. Iñárritu foi o diretor mais premiado da noite, vencendo em duas categorias com O Regresso, a de Melhor Drama e Melhor Diretor.

A cerimônia realizada no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, Estados Unidos, começou com a apresentação do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme para Kate Winslet, com Steve Jobs. "Estou extremamente surpresa. Isso está mesmo acontecendo? Que ano incrível para as mulheres no cinema. Michael Fassbender, obrigada por ser um grande parceiro, você é um dos melhores atores de Hollywood", comemorou. Em seguida, o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme Feito para TV foi para Maura Tierney, de The Affair.

Veja dez figurinos de destaque em séries.

Rachel Bloom, da comédia musical Crazy Ex Girlfriend já estava em lágrimas ao ouvir seu nome entre as indicadas do prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia. Anunciada como vencedora, teve um surto e justificou a felicidade dizendo que o projeto recebeu seis rejeições em apenas um dia, o que quase fez a equipe desistir. Em seguida, o prêmio de Melhor Série de Comédia foi para Mozart in the Jungle e o drama Wolf Hall levou o prêmio de Melhor Minissérie ou Filme Feito para a TV.

Entrevista: em Os Oito Odiados, Tarantino renova seu amor pelo western.

Jamie Foxx subiu ao palco para fazer a piada que todos esperavam. Em uma referência ao concurso de Miss Universo, trocou o nome do vencedor de Melhor Trilha Sonora Original, anunciando Straight Outta Compton: A História do N.W.A, que não concorreu ao prêmio. O vencedor da categoria foi Ennio Morricone, com a trilha de Os Oito Odiados, recebido por Tarantino.

Veja dez grandes personagens de Quentin Tarantino.

"Morricone é o meu compositor favorito e ele nunca ganhou nenhum prêmio por nenhum filme que ele fez, não na América. Dirigi o filme que deu o prêmio a Morricone aos 87 anos", disse o diretor, emocionado.

Leia a crítica de Os Oito Odiados.

"E agora, a única pessoa com a qual o Ben Affleck ainda não foi infiel", Gervais anunciou a entrada de Matt Damon no palco. O ator apresentou o longa Perdido no Espaço, que o rendeu o prêmio de Melhor Ator em Comédia ou Musical e o prêmio de Melhor Diretor de Comédia ou Musical para Ridley Scott. "Comédia? Acho que não", comentou o diretor, tirando as palavras da boca de todos que estavam assistindo. Ele ainda agradeceu a equipe e dedicou o Globo ao irmão, Tony Scott, morto em 2012.

Quedas, discursos interrompidos, constrangimento: relembre micos e gafes nas premiações.

Kurt Russell e Kate Hudson entregaram o prêmio de Melhor Filme de Animação para Divertida Mente. Sob gritos da plateia, Brad Pitt e Ryan Gosling subiram ao palco e fizeram uma ceninha de disputa para apresentar A Grande Aposta, filme com elenco de grandes estrelas que não levou nenhum prêmio na noite.

Aplaudido de pé, Sylvester Stallone foi considerado o Melhor Ator Coadjuvante com Creed: Nascido para Lutar. Acompanhado das três filhas e da mulher, Stallone agradeceu ainda ao "melhor amigo imaginário". "Quero agradecer Rocky Balboa por ser o melhor amigo imaginário que eu poderia ter". O discurso do ator incluiu ainda a MGM e os seus agentes, mas o diretor Ryan Coogler e o protagonista Michael B. Jordan foram esquecidos. A falta de carinho do ator com a equipe foi assunto nas mídias sociais, nas quais o ator foi criticado por Samuel L. Jackson.

Mark Walhberg apresentaram o prêmio de Melhor Roteiro de Filme para Aaron Sorkin, com Steve Jobs. O húngaro Filho de Saul foi o vencedor na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. "Esse prêmio é tão longo poderia ter só meia hora. Apenas ler todos os prêmios em uma lista", brincou Gervais antes de fazer mais uma piada batida de adoção de Brad e Angelina.

Lady Gaga ganhou o primeiro Globo de Ouro com a participação em American Horror Story: Hotel . "Este é um dos maiores momentos da minha vida. Quero agradecer a Ryan Murphy pela oportunidade. Queria ser atriz antes de ser cantora, mas a música deu certo antes", agradeceu. O prêmio de Melhor Canção Original de Filme ficou com "Writing's on the Wall", de 007 Contra Spectre, interpretada por Sam Smith.

Anunciado por Gervais como "o ator mais respeitado na sala", Morgan Freeman subiu ao palco para anunciar a categoria Melhor Diretor. Alejandro G. Iñárritu foi premiado com O Regresso. Sobre as dificuldades na filmagem, o diretor disse que "todos nós sabemos que a dor é temporária, mas o cinema é para sempre". Ele ainda agradeceu DiCaprio e a equipe pela experiência.

Os filmes mais aguardados de 2016

Taraji P. Henson, de Empire, distribuiu cookies para agradecer o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama (a personagem dela na série se chama Cookie). E o troféu de Melhor Atriz de Filme de Comédia ficou com Jennifer Lawrence por Joy: O Nome do Sucesso. A protagonista de "Jogos Vorazes" agradeceu ao diretor David O. Russell dizendo que "gostaria de ser enterrada" ao lado dele.

Relembre a matéria de capa com Jennifer Lawrence, que estampou a edição 99.

Convidando Denzel Washington a subir ao palco para receber uma homenagem (o já tradicional Cecil B. Demille) por sua vida e obra no cinema, Tom Hanks disse que Washington é o “o ator da nossa geração que nos deixou um trabalho tão nobre e legendário quanto eterno”. Acompanhado da mãe e da família, o ator agradeceu a comunidade e disse que perdeu o discurso e esqueceu os óculos em casa.

Por fim, Leonardo DiCaprio, que agora está ainda mais cotado para vencer o Oscar, dedicou seu Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama aos indígenas. "É tempo de reconhecermos a sua história e protegermos as terras indígenas dos interesses corporativos e das pessoas que estão lá fora para explorá-los", disse DiCaprio. "É o momento de ouvirmos a sua voz e proteger este planeta para as gerações futuras”, continuou antes de ser cortado pela transmissão.

Veja dez papéis pelos quais Leonardo DiCaprio merecia ter ganhado um Oscar.

Veja a lista completa de indicados:

Melhor Série de Drama

Empire

Game of Thrones

Mr. Robot

Narcos

Outlander

Melhor Série de Comédia

Casual

Mozart in the Jungle

Orange Is the New Black

Silicon Valley

Transparent

Veep

Melhor Ator em Série de Drama

Jon Hamm, Mad Men

Rami Malek, Mr. Robot

Wagner Moura, Narcos

Bob Odenkirk, Better Call Saul

Liev Schreiber, Ray Donovan

Melhor Atriz em Série de Drama

Caitriona Balfe, Outlander

Viola Davis, How to Get Away With Murder

Eva Green, Penny Dreadful

Taraji P. Henson, Empire

Robin Wright, House of Cards

Melhor Ator em Minissérie ou Filme Feito para a TV

Idris Elba, Luther

Oscar Isaac, Show Me a Hero

David Oyelowo, Nightingale

Mark Rylance, Wolf Hall

Patrick Wilson, Fargo

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme Feito para a TV

Kirsten Dunst, Fargo

Lady Gaga, American Horror Story: Hotel

Sarah Hay, Flesh & Bone

Felicity Huffman, American Crime

Queen Latifah, Bessie

Melhor Ator em Série de Comédia

Aziz Ansari, Master of None

Gael Garcia Bernal, Mozart in the Jungle

Rob Lowe, The Grinder

Patrick Stewart, Blunt Talk

Jeffrey Tambor, Transparent

Melhor Atriz em Série de Comédia

Rachel Bloom, Crazy Ex Girlfriend

Jamie Lee Curtis, Scream Queens

Julia Louis-Dreyfus, Veep

Gina Rodriguez, Jane the Virgin

Lily Tomlin, Grace & Frankie

Melhor Filme de Drama

Carol

Mad Max: Estrada da Fúria

O Regresso

O Quarto de Jack

Spotlight - Segredos Revelados

Carol, com Cate Blanchett e Rooney Mara, ganha pôster e trailer

Melhor Ator em Filme de Drama

Bryan Cranston, Trumbo – Lista Negra

Leonardo DiCaprio, O Regresso

Michael Fassbender, Steve Jobs

Eddie Redmayne, A Garota Dinamarquesa

Will Smith, Um Homem Entre Gigantes

Melhor Diretor de Filme

Todd Haynes, Carol

Alejandro Iñárritu, O Regresso

Tom McCarthy, Spotlight - Segredos Revelados

George Miller, Mad Max: Estrada da Fúria

Ridley Scott, Perdido em Marte

Melhor Atriz em Filme de Drama

Cate Blanchett, Carol

Brie Larson, O Quarto de Jack

Rooney Mara, Carol

Saoirse Ronan, Brooklyn

Alicia Vikander, A Garota Dinamarquesa

Melhor Atriz Coadjuvante em Filme

Jane Fonda, Youth

Jennifer Jason Leigh, Os Oito Odiados

Helen Mirren, Trumbo – Lista Negra

Alicia Vikander, Ex-Machina: Instinto Artificial

Kate Winslet, Steve Jobs

Melhor Minissérie ou Filme Feito para a TV

American Crime

American Horror Story: Hotel

Fargo

Flesh and Bone

Wolf Hall

Melhor Roteiro de Filme

Emma Donoghue, O Quarto de Jack

Tom McCarthy, Josh Singer, Spotlight - Segredos Revelados

Charles Randolph, Adam McKay, A Grande Aposta

Aaron Sorkin, Steve Jobs

Quentin Tarantino, Os Oito Odiados

Melhor Filme de Animação

Anomalisa

O Bom Dinossauro

Divertida Mente

Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme

Shaun: O Carneiro

Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme Feito para a TV

Uzo Aduba, Orange is the New Black

Joanne Froggatt, Downton Abbey

Regina King, American Crime

Judith Light, Transparent

Maura Tierney, The Affair

Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme Feito para a TV

Alan Cumming, The Good Wife

Damian Lewis, Wolf Hall

Ben Mendelsohn, Bloodline

Tobias Menzies, Outlander

Christian Slater, Mr. Robot

Melhor Ator em Comédia ou Musical

Christian Bale, A Grande Aposta

Steve Carell, A Grande Aposta

Matt Damon, Perdido em Marte

Al Pacino, Não Olhe Para Trás

Mark Ruffalo, Sentimentos Que Curam

Melhor Canção Original de Filme

"Love Me Like You Do", Cinquenta Tons de Cinza

"One Kind of Love", Love and Mercy

"See You Again", Velozes & Furiosos 7

"Simple Song No. 3", Youth

"Writing's on the Wall", 007 Contra Spectre

Melhor Filme de Comédia

A Grande Aposta

Joy: O Nome do Sucesso

Perdido em Marte

A Espiã Que Sabia de Menos

Descompensada

Melhor Atriz de Filme de Comédia

Jennifer Lawrence, Joy: O Nome do Sucesso

Melissa McCarthy, A Espiã Que Sabia de Menos

Amy Schumer, Descompensada

Maggie Smith, A Senhora da Van

Lily Tomlin, Grandma

Melhor Ator Coadjuvante em Filme

Paul Dano, Love & Mercy

Idris Elba, Beasts of No Nation

Mark Rylance, Ponte dos Espiões

Michael Shannon, 99 Homes

Sylvester Stallone, Creed: Nascido para Lutar

Melhor Trilha Sonora Original

Carter Burwell, Carol

Alexandre Desplat, A Garota Dinamarquesa

Ennio Morricone, Os Oito Odiados

Daniel Pemberton, Steve Jobs

Ryuichi Sakamoto Alva Noto, O Regresso

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Le Tout Nouveau Testament

O Clube

Miekkailija

Cinco Graças

Filho de Saul