Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em autobiografia, guitarrista do Aerosmith quer rebater opiniões de Steven Tyler

“Eu discordei de uma série de coisas que ele escreveu no livro dele”, diz Joe Perry

Rolling Stone EUA Publicado em 21/05/2014, às 16h06 - Atualizado às 19h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>Boa memória</b>
Mesmo com o passado regado a substâncias, Perry lembra de muitas histórias - Divulgação
<b>Boa memória</b> Mesmo com o passado regado a substâncias, Perry lembra de muitas histórias - Divulgação

Joe Perry vai finalmente dar sua versão da saga do Aerosmith. Seu aguardado livro Rocks: My Life in and Out of Aerosmith, chegará às prateleiras no dia 7 de outubro. “Levei um ano a mais do que o previsto”, diz Perry, que escreveu o livro com David Ritz. “Mas está finalmente pronto. Nós só estamos terminando de tirar as fotos e revisar os pequenos detalhes.”

Resenha: Aerosmith executa seus hits para 30 mil pessoas no Monsters of Rock.

O livro do guitarrista sucede as autobiografias Hit Hard: A Story of Hitting Rock Bottom at the Top, lançada em 2009 pelo baterista Joey Kramer, e O Barulho na Minha Cabeça te Incomoda?, escrita dois anos depois por Steven Tyler. “Eu queria escrever uma há bastante tempo”, conta Perry. “Mas Joey lançou o livro dele e eu queria esperar e daí Steven lançou o dele. Eu não queria que parecesse a minha resposta à biografia dele, então esperei um pouco mais.”

Galeria: Cinco hits do festival Monsters of Rock.

Perry leu o livro de Tyler. “É definitivamente a verdade de Steven, sem sombra de dúvidas,” ele diz. “Ele tem o direito de ver as coisas da maneira que ele vê. Ele pode escrever o que ele quiser. Mas eu não concordei com um monte de coisas que ele falou. Não que ele não tenha se esforçado, mas tem uma energia completamente diferente da do meu livro. O meu tem uma pegada mais tradicional. É uma clássica autobiografia. Eu só espero que Steven aceite as coisas que eu disse que senti e como eu as enxergo. Eu não coloco palavra na boca de outros ou conto sobre conversas em que não estava presente.”

Parte da motivação de Perry para escrever o livro era apresentar a versão final dele da história da banda. “Nestes últimos 20 anos, pouca verdade foi dita sobre a banda”, afirma. “Nós todos sabemos sobre os anos 1970 e a parada do [programaBehind the Music, da VH1, e sobre reunir a banda, que por si só é um pequeno milagre. Depois disso, meio que desandou."

O Aerosmith termina sua atual turnê mundial em setembro e, pouco tempo depois, Perry vai iniciar a sua própria turnê promocional do livro. “É uma coisa boa sair depois da turnê”, declara. “Isso garante que vamos terminar a turnê, não importa o que ninguém ache do livro.”