Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há dez anos, Central do Brasil triunfava

Urso de Ouro em Berlim foi um dos cerca de 20 prêmios ao redor do mundo; Fernanda Montenegro, no papel de Dora, foi a primeira brasileira indicada ao Oscar

Da redação Publicado em 22/02/2008, às 17h58 - Atualizado às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Montenegro em cena de <i>Central do Brasil</i> - Divulgação
Fernanda Montenegro em cena de <i>Central do Brasil</i> - Divulgação

O filme Tropa de Elite ganhou na semana passada o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Foi o segundo prêmio de melhor filme dado a uma produção brasileira no festival alemão: há exatos dez anos, Walter Salles elevava o cinema contemporâneo brasileiro a novos patamares com seu Central do Brasil, primeiro filme a trazer o Urso para o país.

Central do Brasil conta a história de Dora, que escreve cartas na estação ferroviária carioca homônima ao filme. Dora recolhe dinheiro pelo trabalho, mas não envia os textos, até que vem a ela Josué, filho de uma cliente que morre atropelada perto da estação. O filme caiu nas graças da crítica internacional.

O embrião do enredo da produção foi um episódio na vida da presidiária baiana Maria do Socorro Nobre. Frans Krajcberg, artista plástico polonês, amigo de Salles, respondeu a uma carta de Socorro, interessada em seu trabalho depois de ler uma entrevista. Primeiro, Salles gravou Socorro Nobre (1995), documentário sobre o encontro dos correspondentes. Depois, surgiu a idéia de Central do Brasil.

Fernanda Montenegro no Oscar

Com Fernanda Montenegro, o estreante mirim Vinícius de Oliveira, Othon Bastos e Matheus Nachtergaele no elenco, a produção estreou em cerca de 30 países. Ganhou duas dezenas de prêmios - 18 internacionais. Foi o quarto filme brasileiro a receber uma indicação ao Oscar (os primeiros foram O Pagador de Promessas, O Quatrilho e O Que é Isso Companheiro?).

Central, porém, foi além de seus predecessores: Fernanda Montenegro entrou para a história do cinema, sendo a primeira e única brasileira a ter recebido a indicação ao prêmio de melhor atriz. Não levou o Oscar (vencido por Gwyneth Paltrow, por Shakespeare Apaixonado), mas papou o Urso de Prata no Festival de Berlim.

O filme abriu portas também para Walter Salles. Depois de dirigir mais duas produções nacionais, O Primeiro Dia (co-dirigido por Daniela Thomas e exibido no Festival de Berlim em uma sessão fora da competição) e Abril Despedaçado, Walter entrou para a produção internacional. Primeiro, com Diários de Motocicleta, sobre as andanças de Che Guevara pela América Latina, com Gael García Bernal no papel principal. Em seguida veio Água Negra, com a atriz Jennifer Connelly protagonizando a adaptação de um horror japonês.