Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Hackers pedem recompensa por dados roubados da HBO

Roteiros de Game of Thrones e e-mails internos são vazados e hackers ameaçam divulgar “informação danosa” ao canal, se demandas não forem atendidas

Rolling Stone EUA Publicado em 08/08/2017, às 11h44 - Atualizado às 20h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tyron Lannister em cena da sétima temporada de <i>Game of Thrones</i>
 - Reprodução/Vídeo
Tyron Lannister em cena da sétima temporada de <i>Game of Thrones</i> - Reprodução/Vídeo

Hackers postaram na internet novas informações roubadas da HBO na última segunda, 7, incluindo roteiros de episódios de Game of Thrones, documentos internos potencialmente delicados e e-mails de um executivo respeitado, segundo a AP. Além dos novos vazamentos, foram feitas outras ameaças, com os hackers cobrando milhões de dólares para que novas informações sejam divulgadas.

A AP noticia que os hackers – que atendem por “Mr. Smith” – vazaram cinco roteiros de Game of Thrones, incluindo de um episódio inédito. Os hackers também postaram diversos e-mails de Leslie Cohen, vice-presidente da HBO para programação de filmes, e outros e-mails de comunicações internas do canal.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, entre as informações divulgadas também estão os telefones e os endereços de e-mail pessoal de diversos atores de Game of Thrones, detalhes de contratos com astros, ofertas de emprego e processos da empresa. Desta vez, 3,4 gigabytes foram publicados.

Em uma mensagem de vídeo, os hackers exigiram que o chefe executivo Richard Plepler fornecessem a eles “seis meses dos nossos salários em bitcoin” (supostamente um valor equivalente a U$ 6 milhões) para evitar novos vazamentos de roteiros, episódios inéditos de programas do canal e “informações danosas à HBO.”

Ataques como este se tornaram incrivelmente comuns recentemente. O exemplo mais notável foi o de 2014 à Sony, que levou a uma mudança executiva e um arquivo buscável de mais de 30 mil documentos internos que eventualmente apareceram no Wikileaks. Também este ano, os hackers vazaram toda a nova temporada de Orange Is the New Black mais de um mês antes, já que a Netflix não atendeu às demandas. É incerto se as pessoas que vazaram OITNB têm alguma conexão com o ataque de agora.

As informações sobre o primeiro ataque da HBO foram divulgadas em 31 de julho, depois de hackers enviarem e-mails para diversos jornalistas clamando terem obtido 1,5 terabyte de dados do canal. A HBO depois confirmou que um ataque “resultou no comprometimento de informação privada.”