Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Breaking Bad é culpado por aumento do uso de metanfetamina no Reino Unido

Professor da Staffordshire University afirma que série promove interesse pela droga

Redação Publicado em 05/11/2014, às 17h26 - Atualizado em 11/08/2015, às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Breaking Bad - Reprodução
Breaking Bad - Reprodução

Apenas em 2013, as tentativas de entrar no Reino Unido com metanfetamina aumentaram em 400%. O número de convulsões causadas pelo uso da droga quadruplicou. Na Alemanha, o consumo do “crystal meth” cresceu 51%. E, de acordo com o professor Ellis Cashmore, da Staffordshire University, Breaking Bad ajudou a popularizar a droga.

Galeria: relembre momentos decisivos de Breaking Bad.

breaking bad animated GIF

“Apesar de a série não glamorizar o uso de drogas, ela promove o interesse pela substância”, disse ele ao The Telegraph. “O fato é de que a premissa central de toda a série aumenta o interesse de pessoas que não utilizaram antes a droga antes. Mostrar o impacto horrendo de crystal meth pode ter efeito boomerang e causar curiosidade entre os espectadores que podem pensar, ‘Isso deve ser bom.’”

Galeria: as lições do final de Breaking Bad.

Cashmore ainda disse não estar surpreso pelo aumento de consumo da droga seguido pelo imenso sucesso de Breaking Bad. “O fato de ter milhões de pessoas assistindo à série e sendo entretidas por ela populariza instantaneamente o assunto que ela aborda, intencionalmente ou não.”