Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Influenciado pela beatlemania, programa Jovem Guarda completa 50 anos

Produção da TV Record criou novos ídolos, lançou moda e popularizou de vez as guitarras no Brasil

Paulo Cavalcanti Publicado em 22/08/2015, às 12h23 - Atualizado às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roberto durante show com banda do programa televisivo Jovem Guarda, exibido na TV Record, em São Paulo; foto integra a exposição <i>Roberto Carlos - O Artista e seu Público</i> - ARQUIVO/AGÊNCIA ESTADO/AE
Roberto durante show com banda do programa televisivo Jovem Guarda, exibido na TV Record, em São Paulo; foto integra a exposição <i>Roberto Carlos - O Artista e seu Público</i> - ARQUIVO/AGÊNCIA ESTADO/AE

O caminho para a aceitação do rock no Brasil demandou tempo e paciência. A bossa nova dominava o mercado e tinha forte apelo junto aos jovens mais sofisticados que consideravam o rock coisa de suburbano inculto. Pioneiros como os irmãos Celly e Tony Campello, Sergio Murilo, Ronnie Cord, Demétrius e Carlos Gonzaga se viravam como podiam, gravando de forma barata, mas entusiasmada, versões de canções estrangeiras. A produção era incipiente e o ritmo também lutava contra o bolero e a música italiana, que por incrível que pareça, eram vendidos como “música jovem”.

“Lista de desejos” de Mad Men revela ideias de criador para o fim da série.

A TV Record tinha perdido o direito de transmitir os jogos de futebol durante os domingos. Para preencher a lacuna, foi decidido criar um programa de música jovem. Depois que a escolhida Celly Campello disse não, os produtores chamaram Roberto Carlos, um ídolo em ascensão. Roberto indicou Erasmo Carlos e Wanderléa para ajudá-lo na tarefa e o programa, batizado de Jovem Guarda, estreou no dia 22 de agosto de 1965 e teve um impacto cultural semelhante à beatlemania.

Erasmo Carlos relembra suas músicas de conteúdo erótico na era pré-disco Sexo.

A Jovem Guarda criou novos ídolos, lançou moda e popularizou de vez as guitarras no Brasil. No mesmo instante, Roberto estourava com “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno” e se consagrava como o Rei da Juventude. Tudo mudou com o impacto cultural causado pelos Beatles a partir de 1964. Todos os países ocidentais e capitalistas tiveram algum movimento similar ao causado pelo quarteto britânico. No Brasil, o papel foi destinado no ano seguinte à turma da Jovem Guarda ou Iê-Iê-Iê, como chamavam os contemporâneos.

Dia do Rock: a evolução do gênero em onze passos.

O recorte estético sonoro e visual passava pela Inglaterra, mas a Jovem Guarda possuía uma brejeirice e inocência que eram tipicamente brasileiras. As elites culturais massacraram o movimento, afirmando que as canções tinham letras ingênuas e harmonias simplórias. A Jovem Guarda hoje exerce um apelo nostálgico, mas em sua época foi fundamental para cimentar o status da cultura jovem no país. Tocar guitarra elétrica passou a ser algo normal e desejado. E um movimento que tinha na linha de frente Roberto e Erasmo Carlos não poderia ser chamado de banal.

Uma seleção das mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock

As guitarras e amplificadores haviam chegado para ficar, mas haviam alguns desavisados que não acreditavam nisso, como os que participaram da famigerada passeata contra a guitarra elétrica, ocorrida em São Paulo em 1967. O mais irônico é que, fazendo o papel de gaiato, lá estava justamente o futuro tropicalista Gilberto Gil. E afinal, os tropicalistas eram roqueiros? Sim e não. Eles tinham no sangue a bossa nova e música regional, mas felizmente não eram puristas ou fechados a outras influências. Caetano Veloso enxergava valor na Jovem Guarda e, alertado por Maria Bethânia, passou a prestar atenção em Roberto Carlos.