Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Integrantes do Pink Floyd se reúnem para receber honraria em universidade na qual estudaram

Roger Waters e Nick Mason falaram sobre serviços de streaming, os 50 anos de banda e descartam uma possível reunião

Rolling Stone EUA Publicado em 29/05/2015, às 15h19 - Atualizado às 18h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cozinha original do Pink Floyd: o baixista Roger Waters e o baterista Nick Mason - Mats Andersson/AP
A cozinha original do Pink Floyd: o baixista Roger Waters e o baterista Nick Mason - Mats Andersson/AP

Os dois membros fundadores vivos do Pink Floyd, Roger Waters e Nick Mason, reuniram-se no local de formação da banda – a universidade na qual estudaram –, para marcar o aniversário de 50 anos do grupo de rock psicodélico e progressivo.

Galeria: as 10 melhores capas de discos de todos os tempos.

Os músicos ajudaram a inaugurar uma placa de honra na University of Westminster (anteriormente Regent Street Polytechnic), de Londres, na última quinta, 28, e foram extremamente sinceros em relação às habilidades deles à época. “Pense assim: se fôssemos ao Britain's Got Talent, acho que não passaríamos da primeira fase; não éramos nada bons”, disse Mason no evento, segundo a Reuters.

Os membros da cozinha do Pink Floyd sorriam e deram risadas durante a cerimônia, com Mason acrescentando que a honraria foi “o reconhecimento por algo de que, eu acho, nós somos orgulhosos.”

Roger Waters: 10 clássicos da carreira solo e do Pink Floyd.

Na foto abaixo, veja a formação original do Pink Floyd, em 1967, com Roger Waters, Nick Mason, Syd Barrett e Richard Wright (da esquerda à direita).

Na mesma entrevista à Reuters, Waters também respondeu uma pergunta sobre os serviços de streaming na música, criticando “todos os idiotas do Vale do Silício que estão roubando não apenas nosso trabalho, mas o trabalho que todos os músicos estão fazendo em todo o mundo.”

David Gilmour e Roger Waters revelam por que a frágil colaboração por trás de The Dark Side of the Moon, a obra-prima do Pink Floyd, estava fadada a se desmanchar.

“Sinto-me enormemente privilegiado por ter nascido em 1943 e não em 1983”, disse. “Ter vivido enquanto havia um mercado da música e a tomada de controle pelo Vale do Silício não havia acontecido. E, em consequência, você conseguia viver de compor, gravar e tocar músicas para as pessoas.”

Waters acrescentou: “Quando este conjunto de desonestos e ladrões não haviam se infiltrado entre as pessoas que aspiram ser criativas e o público potencial delas, roubando toda merda de centavo que qualquer pessoa fez.”

Após hiato de dois anos, Roger Waters voltará aos palcos.

Por mais que Waters e Mason tenham aparecido amigavelmente na cerimônia do quinquagésimo aniversário do grupo, não significa que uma reunião musical do Pink Floyd esteja se encaminhando. “Uma reunião está fora de cogitação”, disse o baixista ao Times UK, na mesma entrevista.

“A vida, depois de tudo, fica cada vez mais curta e, conforme você se aproxima do fim dela, o tempo se torna mais e mais precioso”, continuou Waters. “Na minha visão, ele [o tempo] deveria ser inteiramente dedicado a fazer coisas que você quer. Não dá para olhar para trás.”

Veja no vídeo abaixo.