Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tom & Jerry contém cenas de racismo, avisa serviço de streaming

Série animada ganhou advertência ao ser disponibilizada pela Amazon Prime

Redação Publicado em 01/10/2014, às 15h28 - Atualizado às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tom e Jerry - Reprodução
Tom e Jerry - Reprodução

Lembra-se de Tom & Jerry? A clássica série animada foi apontada como "politicamente incorreta" pelo serviço de streaming Amazon Prime Instant Video. Ao disponibilizar a segunda temporada do desenho, o site advertiu possíveis espectadores de que o programa contém cenas de "preconceito racial" e que ele pode "reproduzir preconceitos étnicos que eram comuns na sociedade norte-americana”.

Tirem as crianças da sala: relembre 10 momentos perturbadores em clássicos da Disney.

O desenho foi ao ar originalmente em 1940, época na qual a segregação racial era amplamente (e abertamente) praticada nos Estados Unidos. Entre as polêmicas que envolvem o desenho está a empregada negra Mammy Two Shoes, personagem recheada de estereótipos racistas.

amazon racist

Tom & Jerry já sofreu cortes para se adequar ao politicamente correto. O canal Boomerang, que reprisa episódios da série animada, editou cenas nas quais Tom e Jerry apareciam fumando para atrair uma gata. Segundo o jornal Independent, acadêmicos afirmam que não se pode julgar a temática do desenho com base nos "padrões modernos de comportamento".

Steve Abrahart, professor de animação da Universidade de Montfort, disse em entrevista à BBC que as crianças de hoje não ficariam chocadas ao assistir às cenas racistas do programa, já que entenderiam as mudanças históricas.