Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

iTunes pode se tornar gratuito

Apple negocia com grandes gravadoras para disponibilizar músicas de graça; consumidor deve pagar mais por aparelhos como iPod e iPhone

Da redação Publicado em 19/03/2008, às 11h13 - Atualizado às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dispositivos da Apple, como o iPod, devem se tornar mais caros para quem quiser músicas de graça - Reprodução/Makeuseof
Dispositivos da Apple, como o iPod, devem se tornar mais caros para quem quiser músicas de graça - Reprodução/Makeuseof

A Apple, fabricante do iPod e detentora da loja virtual iTunes, está negociando com grandes gravadoras para tornar o acesso às músicas gratuito, informou o Financial Times.

A grande maioria dos arquivos vendidos no iTunes (exceto as músicas da gravadora EMI) só podem ser ouvidos em dispositivos da Apple, como o iPod. Com uma negociação como essa, as vendas desses aparelhos poderiam aumentar - o que seria mais vantajoso para a empresa, que atualmente tem lucros maiores com a venda de aparelhos do que de músicas.

Segundo o jornal, a Apple não quis se pronunciar. Executivos próximos às negociações afirmaram que falta saber quanto a empresa estaria disposta a pagar pelo acervo das gravadoras.

Se o acordo vingar, a Apple deverá dar uma porcentagem sobre cada aparelho vendido aos seus parceiros na indústria musical. O consumidor deve pagar um valor extra para ter acesso livre às músicas - segundo pesquisas, clientes estariam dispostos a desembolsar o equivalente a R$170 a mais -, ou pagar uma taxa mensal.

A Nokia fechou um acordo semelhante com a Universal em dezembro passado, e pretende negociar com outras gravadoras antes de lançar seu aparelho "comes with music" ("vem com música"). Os tocadores com o serviço estarão disponíveis nos Estados Unidos já na segunda metade de 2008.