Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

James Brown faria 75 anos hoje

"Pai do soul" morreu em 25 de dezembro de 2006

Da redação Publicado em 03/05/2008, às 10h26 - Atualizado às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O padrinho do soul completaria hoje 75 anos - AP
O padrinho do soul completaria hoje 75 anos - AP

ícone do soul e do R&B James Brown completaria hoje 75 anos de idade. Brown morreu devido a uma parada cardíaca em 2006, no dia 25 de dezembro.

James Joseph Brown Jr. nasceu em 3 de maio de 1933, na cidade de Barnwell. De família pobre, Brown chegou a trabalhar em fazendas de algodão e a engraxar sapatos.

A música entrou definitivamente para sua vida no início da década de 50, quando montou a banda gospel The Famous Flames. Em 1956, o grupo fez sucesso com a música "Please, Please, Please". Daí em diante, o "Mr. Dynamite" (apelido que ganhou por sua energia no palco) não parou mais: foram mais de 50 discos gravados.

James Brown fez shows até o fim; antes de ser internado, ele já tinha agendado um show no Reveillon. O músico deixou quatro filhos (conhecidos) e um legado de grandes clássicos do soul, entre eles "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You (I Feel Good)", "Say It Loud - I'm Black and I'm Proud" e "Sex Machine".

Problemas com a polícia

Além de ser conhecido por sua música, Brown também é lembrado pelos inúmeros problemas com a polícia. O cantor foi preso pela primeira vez aos 16 anos, por assalto a mão armada. Sempre freqüentou as páginas policiais dos jornais, fosse por uso de drogas, infrações de trânsito ou até mesmo por violência doméstica.

Depois de morto, Brown foi mantido em formol por cerca de três meses, numa sala com temperatura controlada em sua casa na Carolina do Sul, dentro de um caixão revestido de bronze e ouro. O corpo foi mantido assim enquanto a família do cantor construia um mausoléu. Familiares e a última esposa de Brown, Tomi Rae Hyne, que foi cantora de apoio em sua banda, ainda disputam na justiça o espólio do padrinho do soul.