Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jeff Beck prepara um álbum “muito importante”

Guitarrista fala sobre trabalho com Brian Wilson e possível colaboração com Jimmy Page

PATRICK DOYLE Publicado em 23/02/2014, às 12h40 - Atualizado às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeff Beck: música clássica + rock em <i>Emotion & Commotion</i> - AP
Jeff Beck: música clássica + rock em <i>Emotion & Commotion</i> - AP

Em entrevista que deu para a Rolling Stone EUA ano passado, Jeff Beck disse que estava relutante em lançar um álbum, a não ser que ele encontrasse um som totalmente novo. “Eu consegui,” ele diz agora, com uma risada, ainda que não esteja pronto para compartilhar detalhes. “Acho que prefiro manter a surpresa."

Clapton e Beck - A longa e sinuosa história.

“Fizemos a maioria da edição em grandes estúdios,” acrescenta Beck. “Estamos agora mixando, adicionando overdubs e alinhando as coisas – toda essa porcaria que você faz com o Pro Tools. Ninguém mais tem fita!” O guitarrista planeja finalizar seu primeiro disco de estúdio desde 2010 antes de iniciar a nova próxima turnê, dia 7 de abril, em Tóquio. “Não dava para acreditar como eles precisavam fazer o processo. Alguém faz um bootleg e no dia seguinte ele já está na rua. Faz você ficar pensando na razão de eles demoram tanto. Mas tudo bem. Eu prefiro esperar e ficar tudo certinho a terminar de qualquer jeito. É um álbum muito importante para mim.”

Por que esse LP é tão importante para Beck? “Acho que chamei atenção. Eu trabalhei, trabalhei e trabalhei pelos últimos três anos. Agora é a hora. Meu aniversário está chegando, sabe [Beck completa 70 anos no dia 24 de junho]. Acho que era hora de um disco de estúdio muito, muito bom, sobre o qual eu tivesse o controle total e tempo para fazer isso da maneira mais adequada, em vez de com problemas nm orçamento. Por mais que eu tenha problemas com orçamento!”

Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos: Jeff Beck.

Beck passou o fim do ano passado na estrada com Brian Wilson, onde elevaram a outra dimensão clássicos do Beach Boys, tais quais “Surfs Up” e “Our Prayer”. Antes de pegar a estrada, o duo foi ao estúdio e colaborou com o novo álbum de Wilson. “Ah, é melhor você perguntar ao Brian” diz Beck, quando questionado sobre como está o projeto. “Não sei direito. Até onde sei, eles erraram me arrastando para a estrada e abrindo a porteira para uma turnê prematura em vez de terminar as canções. Então deixamos o estúdio com metade das faixas inacabadas – têm três ou quatro faixas nas quais era para eu estar e elas continuam inacabadas. Para mim foi meio burro, porque eles deveriam ter feito o álbum, um álbum matador, e aí sim cair na estrada. Mas acho que eles queriam me segurar enquanto eu ainda estava disponível. É isso.”

Beck ainda disse que não discorda da ideia de entrar em turnê com o velho amigo Jimmy Page; a última vez que eles se encontraram foi em 2009, em cerimônia do Hall da Fama do Rock, fazendo versões instrumentais incrivelmente pesadas de “Immigrant Song” e “Train Kept a Rollin’”. “Se você conseguisse convencer Jimmy a aparecer em algum lugar”, diz Beck dando risada. “Ele aparece nos eventos mais improváveis e então desaparece de novo. Ele tem um lado completamente privado, como eu. Mas nós nos divertimos bastante quando estamos juntos, e se ele aparecesse, aí faríamos um bom pacote. Mas ninguém imagina o que ele vai tocar. O que ele vai tocar? Sei lá. Ele escolheria a música pronta e aí então trabalharíamos nela.”