Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jimi Hendrix Experience apresenta “Purple Haze” em cena de documentário

Filme que registra show do lendário guitarrista no Atlanta International Pop Festival, em 1970, sai como DVD em 30 de outubro

Rolling Stone EUA Publicado em 18/08/2015, às 15h24 - Atualizado às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix em ação no Atlanta International Pop Festival - Reprodução/Vídeo
Jimi Hendrix em ação no Atlanta International Pop Festival - Reprodução/Vídeo

O show do Jimi Hendrix Experience em 4 de julho de 1970 no Atlanta International Pop Festival não foi um show qualquer. Uma das últimas apresentações que Hendrix faria na vida nos Estados Unidos, ela se tornaria a maior do guitarrista no país em toda a carreira, com uma plateia estimada em 300 mil pessoas (Hendrix morreria apenas dez semanas depois).

Rolling Stone elegeu os 100 maiores guitarristas de todos os tempos: veja a lista.

Um novo documentário, Jimi Hendrix: Electric Church – estreando em 4 de setembro no canal a cabo Showtime – traz um relato compreensivo deste marcante festival e do set de Hendrix que foi a coroação definitiva. Abaixo, assista a uma amostra do doc: um vídeo de Hendrix, do baixista Billy Cox e do baterista Mitch Mitchell tocando a imortal “Purple Haze”.

O vídeo é um condensado da grandeza do guitarrista, um resumo da maneira que ele combinou blues, rock psicodélico e rosnado na guitarra – além de uma acachapante diversidade técnica, de solos de uma mão a arranjos quase vocais com a alavanca – em um caldeirão de sons.

Assista ao vídeo, disponibilizado com exclusividade pela Rolling Stone EUA, neste endereço.

O documentário será lançado em DVD, no dia 30 de outubro, contendo entrevistas com integrantes da banda, Billy Cox e o falecido Mitch Mitchell, assim como Paul McCartney, Steve Winwood, Kirk Hammett, o organizador Alex Cooley e mais.

As gravações trazem muito do cancioneiro de Hendrix, de “Foxy Lady” e “Red House” (do disco Are You Experienced) aos temas lançados de maneira póstuma “Straight Ahead” e “Room Full of Mirrors”. Uma vez que o show aconteceu em 4 de julho, Hendrix naturalmente fez uma performance de “The Star Spangled Banner”, o hino dos Estados Unidos.

Como 10 mestres da guitarra começaram.

Jimi Hendrix: Electric Church será precedido pelo lançamento de Freedom: Atlanta Pop Festival, em 28 de agosto, com o áudio da apresentação de 16 músicas de Hendrix em 4 de julho de 1970. O disco ao vivo será lançado pela Experience Hendrix e Legacy Recordings em pacotes com dois CDs ou dois LPs. As primeiras 5 mil cópias em vinil serão numeradas individualmente.

Tracklist de Freedom: Atlanta Pop Festival

Disco 1

1 – “Fire”

2 – “Lover Man”

3 – “Spanish Castle Magic”

4 – “Red House”

5 – “Room Full Of Mirrors”

6 – “Hear My Train A Comin’”

7 – “Message To Love”

Disco 2

1 – “All Along The Watchtower”

2 – “Freedom”

3 – “Foxy Lady”

4 – “Purple Haze”

5 – “Hey Joe”

6 – “Voodoo Child (Slight Return)”

7 – “Stone Free”

8 – “Star Spangled Banner”

9 – “Straight Ahead”