Jimi Hendrix: novo disco póstumo traz dez gravações inéditas e colaboração com Stephen Stills

Both Sides of the Sky conta com faixas registradas entre os anos de 1968 e 1970 e também uma participação do guitarrista Johnny Winter
  • Imprimir
por Rolling Stone EUA
7 de Dez. de 2017 às 12:41

Dez gravações inéditas de Jimi Hendrix são os destaques de Both Sides of the Sky, o novo disco póstumo do lendário guitarrista. O álbum tem lançamento marcado para 9 de março de 2018, pela Sony Legacy Recordings , em diversos formatos, incluindo CD, digital e uma edição limitada de vinil duplo de 180g.

O disco de 13 faixas compila material gravado entre janeiro de 1968 e fevereiro de 1970. Trata-se do terceiro e último volume de uma trilogia de lançamentos inéditos de arquivo, dando sequência a Valleys of Neptune (2010) e People, Hell and Angels (2013). O engenheiro Eddie Kramer – que trabalhou em todos os projetos de Hendrix antes da morte dele – coproduziu o álbum com John McDermott e a irmã de Hendrix, Janie.

A Explosão da Contracultura: Verão do Amor marcou apogeu do movimento hippie e mudou as regras do jogo no rock

Muitas das 13 faixas – incluindo uma anima cover de “Mannish Boy”, de Muddy Waters – trazem a formação de trio que tornou conhecida como Band of Gypsys: Hendrix na guitarra e voz, Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria. “Hear My Train A Comin'” conta com a formação Jimi Hendrix Experience: Hendrix, o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell.

Alguns notáveis colaboradores aparecem no set, incluindo Stephen Stills, Johnny Winter e o vocalista/saxofonista Lonnie Youngblood (companheiro de Hendrix antes da fama na banda Curtis Knight & the Squires). Stills aparece em duas faixas gravadas em setembro de 1969: uma cover de “Woodstock”, de Joni Mitchell (meses antes da famosa regravação do Crosby, Stills, Nash & Young), e uma original, “$20 Fine”. Winter surge em uma versão completa e remixada de “Things I Used to Do”, do Guitar Slim.

“A verdadeira casa de Jimi era o estúdio – era lá que a música e a mágica aconteciam”, Kramer disse em comunicado sobre o projeto. “Ele amava tudo relacionado a gravações e tem sido um imenso prazer e uma imensa honra fazer parte destes processos – tanto naquela época quanto agora.”

Capa e tracklist de Jimi Hendrix – Both Sides of the Sky Track

1. "Mannish Boy" (inédita)
2. "Lover Man" (inédita)
3. "Hear My Train A Comin'" (inédita)
4. "Stepping Stone" (inédita)
5. "$20 Fine" (inédita, com Stephen Stills)
6. "Power Of Soul" (versão estendida inédita)
7. "Jungle" (inédita)
8. "Things I Used to Do" (com Johnny Winter)
9. "Georgia Blues" (com Lonnie Youngblood)
10. "Sweet Angel" (inédita)
11. "Woodstock" (inédita, com Stephen Stills)
12. "Send My Love To Linda" (inédita)
13. "Cherokee Mist" (inédita)

Recomendadas