Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

João Gilberto faz quatro shows no Brasil

Após dez anos fora, ícone da bossa nova volta ao país para comemorar os cinqüenta anos do gênero

Da redação Publicado em 15/04/2008, às 15h52 - Atualizado às 17h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Gilberto: quatro chances de ver o inventor e sua criação no segundo semestre deste ano - AP
João Gilberto: quatro chances de ver o inventor e sua criação no segundo semestre deste ano - AP

O músico João Gilberto fará quatro shows no Brasil no segundo semestre deste ano. Há uma década o baiano não se apresenta no país.

Para comemorar os cinqüenta anos de sua invenção, a bossa nova, João Gilberto toca no Parque do Ibirapuera, em SP, nos dias 14 e 15 de agosto. De lá, vai para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 24 de agosto. Encerra sua curta passagem no Brasil na capital de sua terra natal, Salvador, no dia 5 de setembro, no Teatro Castro Alves.

Pode parecer pouco para um músico brasileiro que há dez anos não pisa em palcos daqui, mas vale lembrar que Gilberto fará apenas mais quatro apresentações por todo o mundo neste ano, uma delas no disputadíssimo Carnegie Hall, em Nova York. Nos últimos anos, vem mantendo a baixa média de shows.

Foi João Gilberto quem eternizou composições como "Chega de Saudade" (de Tom Jobim e Vinícius de Morais) e "Desafinado" (de Tom Jobim e Newton Mendonça) . Os dois primeiros compactos do cantor, cada um com uma destas músicas, foram lançados em 1958, e são o marco zero da bossa nova.