John D. Loudermilk, autor da versão original de “O Calhambeque”, morre aos 82 anos

Canção do compositor norte-americano virou hit no Brasil após ser traduzida cantara por Roberto Carlos
  • Imprimir
John D. Loudermilk
Reprodução
por Redação
22 de Set. de 2016 às 16:03

Morreu na última segunda, 21, aos 82 anos, o cantor e compositor John D Loudermilk. A informação foi confirmada em uma postagem no Facebook do amigo e parceiro de composição de longa data, Bobby Braddock. Apesar do nome e da figura dele não serem amplamente conhecidas, as canções de Loudermilk rodaram o mundo.

Loudermilk é o autor de “Road Hog” (1962), que no Brasil ganhou o título “O Calhambeque”. A versão gravada por Roberto Carlos em 1964 é extremamente fiel a de Loudermilk e se tornou o primeiro grande hit para o futuro rei da juventude.

Dentre os artistas que gravaram canções de Loudermilk estão Everly Brothers, Eddie Cochran, Linda Ronstadt, Stonewall Jackson, Johnny Cash, Skeeter Davis, Roy Orbison, Marianne Faithfull, The Casinos, James Brown, Glen Campbell, The Raiders, The Nashville Teens, David Lee Roth e muitos outros.

Algumas das canções escritas pelo prolifico Loudermilk são “Angela Jones”, "A Rose and a Baby Ruth", "Tobacco Road", "Sad Movies", "Calling Ben Casey", “Indian Reservation”, "Google Eye", “Ebony Eyes” e "Then You Can Tell Me Goodbye". A causa da morte ainda não foi divulgada.

Abaixo, ouça a versão original de “Road Hog”

Recomendadas