Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Frusciante prepara músicas solo de “synth pop progressivo”

Ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers vai lançar EP e disco nos próximos meses

Rolling Stone EUA Publicado em 30/05/2012, às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Frusciante: "Estou sendo perseguido" - AP
John Frusciante: "Estou sendo perseguido" - AP

John Frusciante, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, anunciou em seu site oficial que irá lançar um EP e um disco completo em 2012. Serão os primeiros lançamentos solo do músico em três anos.

O EP Letur-Lefr chegará às lojas dos Estados Unidos em 17 de julho (4 de julho no Japão), e o álbum, chamado PBX Funicular Intaglio Zone, sairá em 25 de setembro nos EUA (12 de setembro no Japão).

“Considero a minha música um synth pop progressivo”, escreveu Frusciante, “o que não diz nada sobre como ela soa, mas descreve a minha abordagem. Eu combino aspectos de muitos estilos de música e crio minhas próprias formas musicais por meio de instrumentos eletrônicos.”

O EP é uma compilação de faixas que o guitarrista gravou em 2010, enquanto PBX foi concebido e criado como álbum. Entre um e outro, Frusciante pretende lançar a faixa "Walls and Doors" para download gratuito. “Essa música apontou o caminho para PBX, mas foi gravada sete meses antes.”

O guitarrista tocou todos os instrumentos, cantou e atuou como engenheiro de som nos dois trabalhos. Ele conta com diversos vocalistas convidados no EP, mas o álbum tem apenas uma participação.

PBX será o 11º disco de estúdio de Frusciante e o primeiro desde The Empyrean, lançado em 2009, mesmo ano em que ele amigavelmente deixou os Chili Peppers. Quando a banda entrou para o Hall da Fama do Rock no último mês de abril, ele optou por não comparecer.