Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que John Lennon quase foi deportado dos Estados Unidos em 1972?

Richard Nixon viu o ex-beatle como uma ameaça para sua reeleição

Redação Publicado em 20/06/2019, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP / File)
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP / File)

Em 1970, quando John Lennon iniciou a sua carreira solo e um ano depois de se mudar para Nova York com Yoko Ono, os dois se tornaram famosos por suas posições anti-guerra com a faixa "Give Peace a Chance". 

Naquela época, o FBI ficou muito interessado em Lennon quando ele começou a usar a sua influência em assuntos políticos dos EUA em 1971. Depois que a sua canção de protesto "John Sinclair" levou um homem a liberdade ao ser condenado por posse de maconha, Richard Nixon deu as caras e começou a observar o cantor. 

+++ John Lennon queria colocar Hitler em capa de disco dos Beatles?

Quando Lennon falou em fazer uma turnê pelo país contra a campanha de reeleição de 72 de Nixon, não houve como voltar atrás. Foi a primeira vez que a idade do voto havia sido reduzida para 18 anos. O presidente, da época, se preocupou com a capacidade de Lennon de influenciar o eleitorado nas primeiras eleições com a classificação de faixa etária. 

+++ Quando John Lennon percebeu que era o fim dos Beatles?

Em 1972, Lennon já havia sido muito claro sobre os seus sentimentos em relação a Nixon. Na verdade, a única pessoa que ele "destruiu" mais do que Paul McCartney no disco Imagine, foi Nixon. A música "Give Me Some Truth" é um ótimo exemplo. 

Com a campanha de reeleição se aproxiamndo, e e os jovens de 18 anos elegíveis para votar pela primeira vez, Nixon ficou preocupado com o que poderia acontecer, e então, ele começou a enviar agentes do FBI para os shows de Lennon.

+++ Qual foi o maior sucesso de John Lennon fora dos Beatles?

Na sequência, o governo soube que Lennon tinha uma condenação por porte de maconha na Inglaterra. O que tecnicamente desqualificaria Lennon de entrar no país. Nixon viu a situação como uma abertura assim que o visto de turista de Lennon expirasse. E então, em 1972, ordenou a deportação de Lennon do país. 

A verdade é que Nixon não estava preocupado com alguma ameaça imaginária. O ex-beatle realmente planejava seguir Nixon pelo país e fazer shows depois que o presidente falasse nas convenções. De alguma forma, Nixon considerou esse gesto uma ameaça real às suas chances de reeleição.

+++ Carta escrita à mão por John Lennon para rebater críticas à Yoko Ono vai a leilão

O governo exigiu  que uma ordem de deportação fosse enviada para Lennon. Ao tomar conhecimento, o cantor e compositor disse que não estaria montando qualquer tipo de oposição à campanha de reeleição. Claramente, a campanha de intimidação de Nixon havia funcionado e John estava evitando a deportação.

No fim, ele convocou seus amigos para prestarem depoimento ao seu favor. Joan Baez, Bob Dylan, Joseph Heller  e Leonard Bernstein, escreveram para a orgqanização em nome de Lennon. "Viva para John e Yoko", escreveu Dylan. "Deixe-os ficar e viver aqui."

+++ O Garoto de Liverpool, cinebiografia de John Lennon, vai virar musical

Quando as eleições chegaram, o medo de Nixon se mostrou infundado pois ele conseguiu facilmente a reeleição. Enquanto isso, o processo legal contra Lennon começou a dar sequência. Mas em 1975, ele teve a ordem de deportação anulada por juízes dos EUA. Um ano depois, ele conseguiu seu cartão verde e se tornou um residente permanente.

+++ MINHA PLAYLIST: Rael está "envolvidão" por Bob Marley e Caetano Veloso