Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Katy Perry leva o prêmio de melhor clipe do ano no MTV Video Music Awards

Cantora ganhou o principal prêmio do evento, que contou com imagens inéditas de Amy Winehouse e o anúncio da gravidez de Beyoncé

Redação Publicado em 29/08/2011, às 00h45 - Atualizado às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Katy Perry levou dois prêmios no VMA: o de clipe do ano ("Firework") e o de melhor colaboração ("E.T.", com Kanye West) - AP
Katy Perry levou dois prêmios no VMA: o de clipe do ano ("Firework") e o de melhor colaboração ("E.T.", com Kanye West) - AP

Em uma festa sem um grande vencedor isolado, o MTV Video Music Awards teve no domingo, 28, uma das premiações mais equilibradas dos últimos tempos, com apenas a cantora Katy Perry recebendo mais de um astronauta de prata. A festa ocorreu no Hotel JW Marriott, em Los Angeles (veja fotos do evento clicando na galeria à esquerda).

O VMA começou de forma inusitada, com uma Lady Gaga sem vestido de carne, mas trajada de Joe, o alter-ego masculino que encarna em seu último clipe do disco Born This Way, “Yoü and I”. Após algumas frases de impacto interpretando seu personagem, sentou ao piano e cantou a canção, e depois dançou uma coreografia junto a seus dançarinos no palco do VMA. Em uma aparição surpresa, o guitarrista do Queen, Brian May, surgiu no palco e tocou um solo de guitarra enquanto Gaga subia em seu piano e jogava cerveja no público. Pouco depois, foi a vez do The Throne, dupla formada pelos rappers Jay-Z e Kanye West, apresentar “Otis”, enquanto gelo seco e uma bandeira dos Estados Unidos passeavam pelo palco.

Contrariando as expectativas, o rapper Pitbull se apresentou sem a atriz Lindsay Lohan, que dias antes da premiação havia movido uma ação judicial contra ele por versos direcionados a ela na canção “Give Me Everything”. Pouco após o processo, Pitbull pediu a Lindsay para resolver o mal-entendido e a convidou para subir ao palco com ele. Ao que parece, a briga dos dois vai continuar na justiça, já que a atriz passou longe do evento.

Adele fez a apresentação mais sóbria e emotiva da noite. Iluminada apenas por um holofote, a britânica de 23 anos interpretou “Someone Like You”, apoiada apenas por um piano delicado. Ela foi muito aplaudida por um público receptivo, levando em conta que seu último disco, 21, permaneceu por mais de dez semanas no topo das paradas norte-americanas em 2011.

A certa altura, Lady Gaga retornou para prestar uma homenagem a Britney Spears. “Eu pendurava pôsteres dela na parede e me tocava deitada na cama”, disse Gaga, ainda encarnando o personagem de Joe, para dar a Britney o prêmio Michael Jackson”, pelo conjunto de sua obra. “Baby One More Time” e “Toxic” foram algumas das canções que fizeram parte de um medley coreografado por dançarinos para homenageá-la. No momento da entrega do astronauta de prata, Gaga tentou beijá-la, assim como Madonna havia feito no VMA de 2003 Britney e Christina Aguilera. “Eu já fiz isso antes”, disse Britney, se esquivando da cantora para dar lugar a apresentação de Beyoncé, uma das mais aguardadas da noite. Com um terno roxo brilhante, a musa cantou “Love on Top”, de seu último disco, 4. Com grandeza, ela foi a mais aplaudida da noite e revelou sua gravidez para todos, acariciando sua barriga logo após a apresentação. Jay-Z, seu marido, batia continência enquanto o público ia à loucura com a notícia.

Amy Winehouse

A aguardada homenagem a Amy Winehouse começou com palavras de Russell Brand, amigo de Amy. “A primeira vez que ouvi Amy Winehouse cantar, eu pensei: ‘Essa não é mais uma cantora à procura da fama’. Era como a voz da Billie Holiday ou da Ella Fitzgerald”, disse Russell. “Depois disso, comecei a prestar atenção nela. Ficou claro que ela era um gênio”. Após seu discurso, Brand deu lugar ao cantor Tony Bennett. “Não é fácil cantar jazz, e a Amy era uma grande jazzista”, disse Bennett. “A gente fez uma gravação, e eu gostaria de mostrar pra vocês.”

“Body and Soul” foi exibida no telão, com imagens inéditas de Amy e Tony gravando a canção, que faz parte de Duets II, disco ainda inédito de Bennett. Bruno Mars emendou uma cover de “Valerie”, cover do Zutons imortalizada por Amy. “Ei Amy, eu te amo, querida” improvisou Mars, em um dos versos da música, enquanto imagens da cantora passavam no telão.

O vencedor do grande prêmio da noite, o de melhor clipe, foi apresentado pela atriz Katie Holmes. O astronauta de prata para “Firework” foi aceito por uma Katy Perry que usava sob a cabeça nada menos do que um cubo amarelo. Ela agradeceu ao público e, por último, seu marido Russell Brand.

Para fechar o VMA, o rapper Lil Wayne subiu ao palco e cantou canções que na transmissão ao vivo do evento tiveram boa parte de seus versos censurados. Com bases de “Iron Man”, do Black Sabbath, no final Wayne pegou uma guitarra e jogou no chão, fechando com maestria uma apresentação apoteótica.

Confira abaixo os indicados e os vencedores (em negrito) do MTV Video Music Awards:

Clipe do ano

Adele, "Rolling In The Deep"

Tyler, The Creator, "Yonkers"

Katy Perry, "Firework"

Bruno Mars, "Grenade"

Beastie Boys, "Make Some Noise"

Melhor clipe feminino

Adele, "Rolling In The Deep"

Katy Perry, "Firework"

Beyonce, "Run The World (Girls)"

Nicki Minaj, "Super Bass"

Lady Gaga, "Born This Way"

Melhor clipe masculino

Cee Lo Green, "F*** You"

Eminem feat. Rihanna, "Love The Way You Lie"

Bruno Mars, "Grenade"

Kanye West feat. Rihanna & Kid Cudi, "All Of The Lights"

Justin Bieber, "U Smile"

Melhor clipe de hip hop

Lil Wayne feat. Cory Gunz, "6'7'"

Kanye West feat. Rihanna & Kid Cudi, "All Of The Lights"

Chris Brown feat. Lil Wayne & Busta Rhymes, "Look At Me Now"

Nicki Minaj, "Super Bass"

Lupe Fiasco, "The Show Goes On"

Melhor novo artista

Foster The People, "Pumped Up Kicks"

Wiz Khalifa, "Black and Yellow"

Tyler, The Creator, "Yonkers"

Big Sean feat. Chris Brown, "My Last"

Kreayshawn, "Gucci Gucci"

Melhor clipe pop

Adele, "Rolling In The Deep"

Bruno Mars, "Grenade"

NE-YO, Nayer & Afrojack, "Give Me Everything"

Katy Perry, "Last Friday Night (T.G.I.F.)"

Britney Spears, "Till The World Ends"

Melhor clipe de rock

The Black Keys, "Howlin For You"

Foo Fighters, "Walk"

Foster The People, "Pumped Up Kicks"

Mumford & Sons, "The Cave"

Cage The Elephant, "Shake Me Down"

Melhor colaboração

Pitbull feat. NE-YO, Nayer & Afrojack, "Give Me Everything"

Chris Brown feat. Lil Wayne & Busta Rhymes, "Look At Me Now"

Rihanna & Kid Cudi, "All Of The Lights"

Katy Perry feat. Kanye West, "E.T."

Nicki Minaj feat. Drake, "Moment 4 Life"