Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kendrick Lamar ganha prêmio Pulitzer de música com o disco DAMN.

Álbum lançado pelo rapper em 2017 é o primeiro vencedor fora da música clássica e do jazz

Redação Publicado em 16/04/2018, às 16h44 - Atualizado às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lá fora, a produção sonora destacou canções dançantes e românticas - Amy Harris/Invision/AP
Lá fora, a produção sonora destacou canções dançantes e românticas - Amy Harris/Invision/AP

O rapper Kendrick Lamar é o vencedor da categoria musical do prêmio Pulitzer de 2018. A notícia foi dada na tarde desta segunda, 16, e divulgada por um tuíte do perfil oficial do Pulitzer: “Kendrick Lamar foi honrado com o prêmio Pulitzer de 2018 em música”. Veja abaixo.

Lamar, que faturou a honraria com o disco DAMN., lançado no ano passado, é o primeiro rapper a ganhar um Pulitzer. Mais que isso: o MC de Compton (na Califórnia, Estados Unidos) é o primeiro artista fora da música clássica e do jazz a receber o prêmio na categoria. Segundo o Pulitzer, o disco “captura a complexidade da vida afro-americana moderna nos Estados Unidos”.

Entrevista RS | Kendrick Lamar: O Rei Humilde

Lançado em 2017, DAMN. é o quarto disco de estúdio da discografia “oficial” de Lamar, dando sequência a Section.80 (2011), good kid, m.A.A.d city (2012) e To Pimp a Butterfly (2015). Com participações de U2 e Rihanna, entre outros, o LP foi aclamado pela crítica e também foi um dos líderes de venda no ano. No último Grammy, contudo, DAMN. foi preterido na categoria principal, de Álbum do Ano.

O Pulitzer é um dos mais importantes prêmios relacionados ao jornalismo dos Estados Unidos. A premiação existe desde 1917, e além dos prêmios jornalísticos de música, também inclui as categorias de poesia, fotografia e artes. O nome é uma homenagem ao jornalista Joseph Pulitzer, um dos primeiros defensores do ensino universitário à categoria.