Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kurt Cobain escolhe nome “Nirvana” para a banda dele em trecho de Montage of Heck

Mandibles, Labido, Boy in Heart e Man Bug estavam entre as opções de títulos

Rolling Stone EUA Publicado em 02/04/2015, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do documentário <i>Kurt Cobain - Montage of Heck</i>, do diretor Brett Morgen - Reprodução/Vídeo
Cena do documentário <i>Kurt Cobain - Montage of Heck</i>, do diretor Brett Morgen - Reprodução/Vídeo

Kurt Cobain: Montage of Heck, documentário dirigido por Brett Morgen, aclamado pela crítica, ganhou um novo e curto trailer na última quarta, 1º. Divulgado pelo The Guardian, o vídeo de um minuto de duração traz Kurt Cobain divagando sobre os possíveis nomes para sua banda, até chegar ao definitivo “Nirvana”.

Kurt Cobain - Montage of Heck: saiba tudo sobre o documentário.

Enquanto os trailers anteriores de Montage of Heck mostraram os incríveis filmes caseiros dos arquivos de Cobain, o vídeo mais recente destaca as animações que ajudam a dar vida ao documentário, muitas delas inspiradas pelos materiais relacionais aos desenhos e pinturas dos diários do músico.

Alguns dos nomes – Fecal Matter, Skid Row (antes da banda de hair metal de Sebastian Bach ficar popular), Bliss e Erectum – já eram conhecidos pelos fãs do Nirvana, enquanto outros como Mandibles, Labido, Boy in Heart e Man Bug eram mais desconhecidos – e a animação deixa escapar alguns, como Ted Ed Fred e Pen Chap Chew.

Assista ao primeiro trailer de Montage of Heck.

O curto vídeo ainda revela uma lista que Cobain fez detalhando algumas das canções favoritas dele, que incluem faixas de Skindiver, Big Black, Dead Boys, Greg Sage (do Wipers) e, mais surpreendentemente, The Bangles.

Assista ao vídeo abaixo.

Mais sobe Montage of Heck

O longa estreia em 11 de maio na HBO norte-americana. Como é o primeiro documentário totalmente autorizado – isto é, feito em colaboração com a família Cobain –, Kurt Cobain: Montage of Heck contará com uma grande quantidade de materiais inéditos.

20 anos atrás, um Kurt Cobain rouco e introspectivo comandava o último show do Nirvana.

Além de arquivos, vídeos caseiros, gravações, desenhos, fotografias e diários nunca revelados, o diretor Brett Morgen teve acesso a demos e faixas inéditas de Kurt Cobain. O documentário ainda conta, como não poderia deixar de ser, com diversas canções do Nirvana.

Em entrevista recente ao The Hollywood Reporter, Morgen afirmou: “Comecei a trabalhar neste projeto há oito anos. Como a maioria das pessoas, quando comecei, percebi que teria um limite de materiais inéditos para usar.”

Galeria: veja 25 casais musicais.

“Entretanto, assim que me deparei com os arquivos de Kurt, descobri mais de 200 horas de música e áudio nunca divulgados, uma vasta coleção de projetos artísticos – pinturas à óleo, esculturas – horas e horas de vídeos caseiros nunca vistos, e mais de 4 mil páginas de escrituras que, juntos, ajudam a criar um retrato íntimo de um artista que raramente se revelava à mídia”, concluiu.

Brett Morgen já teve um filme, On the Ropes, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000. Ele também dirigiu Crossfire Hurricane (2012), documentário sobre os Rolling Stones, e se destacou por O Show Não Pode Parar (2002) e Chicago 10 (2007), entre outros.

Veja uma lista com vinte “Rockumentários” – documentários sobre rock.

Veja o primeiro – e avassalador trailer – do longa.

Em seu primeiro trailer (acima), o documentário trouxe dois minutos e meio de vídeos caseiros inéditos e fotos íntimas nunca vistas pelos fãs. O clipe também mostrou como Montage of Heck irá integrar, de maneira fluida, os trechos de animação na história do líder do Nirvana – como Morgen já havia feito com Robert Evans em O Show Não Pode Parar (2002).

Os 20 anos da morte de Kurt Cobain.

No vídeo, revelado pelo site Yahoo! norte-americano, vimos que Montage of Heck exibe Cobain como uma criança precoce e tímida crescendo no pacífico norte, virando um adolescente rebelde e se tornando um ídolo do rock definitivo de sua geração.

O trailer, assim como o filme, é pontuado por entrevistas com pessoas da família e o baixista Krist Novoselic, e traz também a voz Cobain em uma entrevista gravada por David Fricke, da Rolling Stone EUA. Há diversos momentos íntimos da vida do cantor, mas o mais comovente deles surge em um dos vídeos caseiros que mostram Cobain brincando com a filha, Frances Bean.

Edição 83 (capa) – In Utero, último disco do Nirvana, nasceu no Brasil.

Além do documentário, que tem recebido boas críticas no circuito de festivais nos últimos meses, Montage of Heck será precedido por um livro em acompanhamento contendo “uma mistura de imagens de animação, fotos raras e outro tesouros do arquivo pessoal de Kurt Cobain”.

O diretor Morgen ainda prometeu que a trilha sonora de Montage of Heck: terá “uma arrepiante canção inédita de Cobain, acústica, com 12 minutos”, mas nenhum detalhe sobre a música foi revelado desde então.

Leia aqui as primeiras impressões da Rolling Stone EUA sobre o filme.