Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Last.fm paga artistas independentes

Músicos sem contratos com gravadoras ganharão US$0.005 cada vez que suas músicas forem tocadas

Da redação Publicado em 14/07/2008, às 16h28 - Atualizado às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Last.fm começa a pagar artistas independentes nesta segunda, 14 - Reprodução
O Last.fm começa a pagar artistas independentes nesta segunda, 14 - Reprodução

O site de relacionamento musical Last.fm anunciou que começa a pagar direitos autorais para artistas sem contrato com gravadoras a partir desta segunda-feira, 14. O serviço havia sido anunciado em janeiro deste ano, mas só agora foi colocado em prática pela rede social.

O Artist Royalty Program funciona a partir da demanda pelas canções das bandas independentes. Quanto mais forem tocadas, mais o artista ganha. Porém, o Last.fm não vai pagar quando a música for baixada, como é o mecanismo do Download Remunerado, do portal brasileiro TramaVirtual.

Qualquer banda pode colocar suas músicas e se inscrever no programa de pagamento de royalties da rede social. É necessário que o compositor detenha os direitos por suas canções para evitar problemas legais. Para se cadastrar no Artist Royalty Program, clique aqui.

Cada vez que uma música for tocada, o usuário ganha aproximadamente US$0.005. Em outras palavras, para ganhar 5 dólares, o artista independente precisa ter sua canção acessada mil vezes.