Led Zeppelin antecipa celebração de 50 anos de banda com mixagens raras de “Rock and Roll” e “Friends”

Versões inéditas compõem um vinil de 7 polegadas a ser lançado em abril, como parte do Record Store Day, nos Estados Unidos

Rolling Stone EUA Publicado em 27/02/2018, às 14h01 - Atualizado às 14h06

<b>Pausa no Peso</b><br>
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia. “Naquela época, Jimmy não largava o cigarro”, recorda Michael Zagaris
© Michael Zagaris Photography LLC / Reel Art Press

Em antecipação ao 50º aniversário de banda, o Led Zeppelin vai lançar um vinil de sete polegadas contendo versões inéditas de “Rock and Roll” e “Friends” no Record Store Day, que é comemorado nos Estados Unidos em 21 de abril. O vinil, em prensagem limitada e produzido por Jimmy Page, estará disponível apenas em lojas norte-americanas independentes de música.

Para o lançamento, Page selecionou duas raridades que acabaram não entrando nos extensos relançamentos da banda, de quatro anos atrás. A primeira é a chamada “Sunset Sound Mix” de “Rock and Roll”, clássico de Led Zeppelin IV. As únicas outras mixagens “Sunset Sound” já lançadas são as versões de “When the Levee Breaks”, do lançamento original, e de “Stairway to Heaven” no relançamento. O grupo não explicou as diferenças desta versão de “Rock and Roll” em comparação com a de IV.

Robert Plant sobre possível biografia: “O que guardo na minha cabeça não tem preço”

A outra é a “Olympic Studios Mix” de “Friends”, de Led Zeppelin III. Enquanto a original continha orquestrações, esta versão deve ser despida, oferecendo uma apresentação mais crua do que a banda gravou no estúdio de ensaios Headley Grange.

Formado em 1968 como o New Yardbirds, o Led Zeppelin fez o primeiro show de sua história em 7 de setembro daquele ano, em Gladsaxe, na Dinamarca. A banda começou a gravar o disco de estreia mais tarde naquele mesmo mês e subsequente mudou de nome.